Após polêmica, colégio vai manter turmas no período da manhã em Janiópolis

O colégio estadual João XXIII, de Janiópolis, irá manter as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino médio no período diurno, em 2020. Havia o risco destas turmas serem fechadas na parte da manhã a partir do próximo ano, com os alunos sendo transferidos para o período da tarde, o que não vai mais ocorrer. Com a medida, aproximadamente 64 alunos seriam remanejados. 

A decisão, que manteve as turmas, foi tomada em conjunto por pais de alunos, na tarde desta quinta-feira (21), durante reunião com a diretoria do colégio, Márcia Ferreira. Inicialmente era para ter sido realizado um manifesto dos pais em frente ao Núcleo Regional de Educação de Goioerê, porém o chefe do Núcleo convocou Marcia para uma reunião extraordinária e apresentou a possibilidade da comunidade escolar optar pelo turno da manhã ou da noite, cancelando o movimento. 

Após reunião com o chefe do Núcleo, a diretora do colégio, convocou a comunidade escolar e após algumas discussões e apontamentos foi feita uma votação aberta com os pais optando pela manutenção do turno da manhã e tarde. Um documento assinado pelo Conselho Escolar será encaminhado ao Núcleo de Educação com a decisão. Porém, mesmo assim, os pais informaram que irão continuar lutando par que o turno noturno também seja mantido na escola. 

De acordo com o chefe do NRE de Goioerê, Valdemir Melero, o turno da noite será extinto gradativamente. A medida, segundo ele,  faz parte de um planejamento da Secretaria Estadual da Educação. Melero informou que o planejamento vem sendo feito em todo o Estado. 

Conforme a Secretaria de Estado da Educação, com a mudança, será ampliado em mais de 20 mil o número de vagas para o Ensino Médio no período diurno para o ano letivo de 2020. A maior oferta vai possibilitar que mais estudantes tenham opção entre um dos dois turnos, o que hoje não é possível devido à fila de espera por vagas no diurno. A medida será possível graças ao remanejamento de vagas ociosas no período noturno, que registra redução de matrículas e índice de abandono elevado.

Estudo realizado pela secretaria sobre o aproveitamento do Ensino Médio diurno e noturno a partir do Censo Escolar mostrou que os índices de abandono são muito superiores no período da noite. Em 2018, por exemplo, enquanto no período diurno 3,6% dos estudantes abandonaram os estudos, no noturno esse índice chegou a 17,7%.