Após quase fim de projeto, Horta Comunitária de Luiziana recebe novos apoios

Após dois anos e cinco meses implantado, o Projeto Horta Comunitária, de Luiziana, encabeçado pelo líder comunitário Nilton Tasca, por pouco não chegou ao fim neste mês de dezembro devido a falta de apoio com custos de manutenção. Após quase encerrar as atividades, a iniciativa passou a receber agora apoio dos municípios de Campo Mourão e Mamborê para sua continuidade. 

“Este apoio dá gás ao projeto. Estávamos seriamente pensando em desistir devido ao custo de manutenção que gira em torno de R$ 500,00 mês”, falou Tasca. Segundo ele, cerca de 30 famílias de Luiziana estão cadastradas no projeto e ajudam voluntariamente com mão de obra. Em contrapartida, recebem parte da produção. O excedente é distribuído às famílias carentes da cidade.

O projeto atende também entidades assistenciais do município e de Campo Mourão, através do Mesa Brasil, do Sesc. Entre as entidades beneficiadas está a Apae e Lar dos Velhinhos em Campo Mourão. “Quando iniciamos o projeto lá atrás não imaginávamos que tomaria estas proporções”, falou.   

A Horta Comunitária de Luiziana inspirou outros municípios a implantarem o projeto como Araruna; Bourbônia e Mamborê. “Fico feliz por outros municípios seguirem o exemplo. Já recebemos a visita de várias cidades interessadas em adotar a iniciativa”, frisou Tasca. 

Segundo ele, os maiores gastos são com o transporte de esterco, arrendamento da área onde fica a horta e aquisição das mudas, que geralmente são feitas no próprio comercio de Luiziana e no viveiro municipal de Campo Mourão. “Vamos solicitar ajuda do novo prefeito para apoiar  projeto”, ressaltou. Segundo o líder comunitário, atualmente são cultivados 45 tipos de hortaliças no local, entre legumes e verduras. A horta tem uma área total de 3,6 mil metros quadrados. 

Apoio ao projeto
Tasca acrescentou que interessados em apoiar o projeto pode entrar em contato com ele pelo telefone/whatsapp (44) 9. 9769-6852. “Toda ajuda é bem vinda”, frisou.