Araruna corrige símbolos oficiais com apoio de historiador da Paraíba

Após um trabalho de revisão histórica, a bandeira e o brasão do município de Araruna foram modificados por lei municipal, publicada na semana passada. A partir de agora, nenhum documento oficial deve conter o brasão antigo e a diretoria de Cultura e Turismo do município informou que serão confeccionadas novas bandeiras. 

Segundo a diretora municipal de Cultura e Turismo, Maura Ferreira dos Santos, os erros de heráldica dos símbolos oficiais do município foram detectados pelo historiador Wellington Rafael da Silva. Ele é responsável pelo setor cultural de uma cidade da Paraíba que também tem o nome de Araruna.

“Ele sempre teve muito carinho pela nossa cidade por ter o mesmo nome e fez essas correções sem nenhum custo pra nós, apenas pelo zelo que tem com a cultura”, explicou Maura. Os erros apontados por ele foram analisados por uma comissão e as correções foram feitas por projeto de lei enviado à Câmara. “Aí já aproveitamos para oficializar o nosso hino e também constar as datas de criação e instalação do município”, explicou.

O historiador detectou que pelas normas de heráldica, a coroa do brasão de armas do município representava aldeia e não cidade. “No nosso brasão havia apenas uma coroa de cor marrom, enquanto para representar cidade deve ter cinco coroas de cor prateada. Isso era um erro gritante”, relata a diretora.

O formato do escudo também continha erro, assim como a cor do bico da arara na bandeira. “Foi então que o prefeito Leandro nos incumbiu de providenciar as correções e um novo desenho foi feito dentro das normas, mantendo a essência dos nossos símbolos”, explicou, ao acrescentar que as escolas do município também já foram comunicadas sobre as mudanças.