Arcebispo de Maringá renuncia ao cargo por motivo de saúde

O arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, anunciou nesta quarta-feira (20) que seu pedido de renúncia do comando da arquidiocese foi acatado pelo Papa Francisco. Na entrevista coletiva, ele alegou problemas de saúde. Dom Anuar está na arquidiocese desde novembro de 2004 e agora passa a ser arcebispo emérito. 

Aos 65 anos de idade, desde 2002 ele convivia com sequelas quase imperceptíveis de um derrame cerebral que sofreu. Nas últimas semanas, porém, começou a ter “apagões”, chegando a perder a consciência, inclusive nas celebrações. No ano passado foi submetido a uma angioplastia e retirada da vesícula.

Na entrevista coletiva, Dom Anuar diz que não foi fácil tomar a decisão, mas que é o melhor para ele e para a Igreja.  “Sou muito feliz por ter feito essa escolha. Pois nunca queixei do cansaço que as atividades provocaram. Sempre procurei fazer o melhor, mesmo em meio as adversidades”, disse o arcebispo, ao destacar o trabalho herdado dos antecessores. Foi ele que ordenou o bispo de Campo Mourão, Dom Bruno Versari, que pertencia à arquidiocese de Maringá.

“Reconheço que chegou o momento de deixar o governo da arquidiocese e deixar o lugar para outro com mais disposição e capaz de governar com o vigor necessário”, completou Dom Anuar. O bispo da diocese de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, será o administrador apostólico de Maringá até que seja escolhido o próximo arcebispo da cidade. Ele continua sendo bispo em Umuarama e vai acumular as duas funções.

Biografia

Nascido em Lajeado (RS), em 19 de fevereiro de 1953, Dom Anuar Battisti ingressou no seminário em 1963, em Toledo (PR), onde cursou o ensino fundamental. Concluiu o ensino básico nos seminários de Cascavel (PR) e de Curitiba (PR). 

Na Pontifícia Universidade Católica da capital paranaense, cursou Filosofia. Estudou Teologia em Roma, no então Studium Theologicum, agora Universidade Lateranense, e na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

A ordenação sacerdotal de dom Anuar foi em 8 de dezembro de 1980, na diocese de Toledo. De 1986 a 1989, presidiu a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) e, de 1987 a 1990, a Organização dos Seminários Latino-Americanos (Oslam). Em 1996, após a transferência do então bispo de Toledo, dom Lúcio Baumgartner, foi eleito pelo Colégio de Consultores administrador diocesano. Após mais de dois anos no cargo, foi nomeado bispo diocesano pelo Papa João Paulo II. A posse na diocese de Toledo foi em 20 de junho daquele ano.

Dom Anuar presidiu, na CNBB, entre 2003 e 2007, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Neste período, em setembro de 2004, foi nomeado arcebispo de Maringá. A posse foi em 24 de novembro de 2004.