Auditoria em contas públicas deve iniciar ainda neste ano, diz prefeito

O prefeito de Engenheiro Beltrão, Adalmir José Garbim Junior (PSL), disse em entrevista exclusiva à TRIBUNA esperar que a auditoria pública nas contas do município inicie ainda este ano. Ele informou que já foi aberto um processo para fazer a licitação e que a burocracia está ‘segurando’ o início dos trabalhos.

“As vezes as pessoas não entendem a demora para começar. Temos vontade de fazer a auditoria já no início do mandato, mas não é tão simples assim. Existe todo um trâmite burocrático, existem leis vigentes que temos que respeitar. Vamos levantar as contas e ver o que está certo e errado. Torço para que não tenha nada errado”, disse.

Garbim falou que a auditoria deve ser feita considerando os últimos 10 anos. Segundo ele, se houver situações que há suspeitas de ilícitos serão encaminhadas à Justiça para que dê prosseguimento. “Esta auditoria é um compromisso nosso com a população e, com certeza, nos próximos dias vamos começar o levantamento”, falou.

O prefeito informou que todo o material contábil de 2010 para cá já está separado para ser apurado. “Vamos fazer inicialmente dos últimos quatro anos e depois ir aprofundando nos mandatos anteriores para sabermos tudo que foi feito em Engenheiro Beltrão. Vamos auditar dentro do que a Lei julgar como punível ou não. Não adianta eu levantar questões cujos prazos já prescreveram”, falou, ao comentar sobre o prazo relativamente curto dos exercícios financeiros que serão apurados. “Vamos trabalhar dentro dos anos que se pode levantar”, destacou.

O gestor acrescentou que a medida não é uma ‘caça às bruxas’. Ele disse que é um compromisso de sua administração com os moradores da cidade. “Penso que este procedimento deveria ser realizado por todos os prefeitos quando assumem um mandato. Se não faço desta forma estou sendo conivente e omisso com a população. Queremos que haja transparência e que se houve erros que sejam punidos os responsáveis”, afirmou.