Balsa enroscada em ponte na região começa a ser removida

A balsa que bateu contra a ponte do Rio Ivaí, na rodovia PR-317, entre o município de Engenheiro Beltrão e Floresta, no dia 10 de dezembro de 2024, durante as fortes chuvas que caíram, começou a ser removida do local. Os trabalhos devem ser concluídos nesta quarta-feira (12), conforme informou o “G1 PR”.

Após o acidente, o trecho permanece interditado para a travessia de veículos. A balsa saiu de Ivailândia, de acordo com o Corpo de Bombeiros. No acidente, com a força da correnteza e nível da água elevado, a balsa também virou e ficou presa na base da ponte.

Pelo menos 18 profissionais estão envolvidos nos trabalhos de retirada da embarcação, que pesa aproximadamente 72 toneladas. A balsa será cortada em cerca de 40 partes que serão içadas do rio por um guindaste. A embarcação não pode ser retirada por inteiro por conta do excesso de peso dela e do guindaste (que pesa cerca de 35 toneladas), o que poderia comprometer ainda mais a estrutura da ponte.

Para a remoção, primeiro será recortada a lataria da embarcação, o que possibilitará o acesso à parte interna para soltar os pontos de fixação com a embarcação. Após a retirada da balsa do local, o pilar comprometido será consertado. Ainda não há previsão de liberação do trecho.

O incidente

O incidente aconteceu no dia 10 de dezembro de 2024 com a cheia do Rio Ivaí devido às fortes chuvas no período. A balsa enroscou no pilar e virou. Pelo menos três pilastras foram danificadas. Desde então, a ponte segue interditada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). O trânsito na PR-317, no trecho, está em meia pista nos dois sentidos com o desvio para outra ponte próxima.

A balsa pertence a uma usina de cana-de-açúcar de São Pedro do Ivaí e estava ancorada há quatro anos. Com a força da correnteza, se soltou e percorreu aproximadamente 40 quilômetros até a colisão. Ninguém ficou ferido.