Barbosa Ferraz abre programação festiva e serve ‘Porco Garantido’ no domingo

Após dois anos sem festa, o município de Barbosa Ferraz abriu a programação festiva do seu prato típico, o “Porco Garantido”. O evento é também em alusão aos 62 anos de emancipação político-administrativa. O aniversário da cidade foi comemorado no dia 25 de julho.

O município abriu oficialmente a programação nessa quarta-feira (7), Dia da Independência do Brasil, com desfile cívico, desfile de crochê e a final do Festival de Música. Já nesta quinta-feira (8), às 20 horas houve o lançamento do livro que conta a história dos 62 anos de Barbosa Ferraz. E, às 22h30, show com a dupla Bruno & Barreto e Dj Milena.

A festividade prossegue na sexta-feira (9) com show da banda Cowboys do Asfalto às 22h30 e Dj Milena. No sábado, dia 10 é a vez da dupla Gilberto e Gilmar fazer um show à população, a partir das 22h30 e Dj Milena. A festa será encerrada no domingo (11). A partir das 11 horas será servido almoço do prato típico “Porco Garantido”. Quem for almoçar deve levar talheres ou comprar no local. Já às 14 horas, tem show com o grupo As Cores do Samba.

Convites

Os convites para o almoço custam R$ 50,00 cada. Estão à venda na própria prefeitura, Lar Santa Rita, Apae, Maçonaria, membros do Rotary Clube da cidade e Associação dos Servidores Municipais. Toda a renda da festa será revertida em prol de entidades assistenciais do município.

O Porco Garantido é feito com carne suína desossada. Foi adotado como prato típico de Barbosa Ferraz em 2007. De lá para cá a festa cresceu, atraindo pessoas de várias cidades da região. O Porco Garantido é assado em fogo brando, na grelha, por cerca de quatro horas. Depois, é colocado em fogo forte por cerca de três a quatro minutos para ficar “garantido”. Acompanha o prato arroz branco, saladas, tutu de feijão e torresmo.

Em torno de 2 mil quilos de carne são reservados para a festa. Para padronizar o prato, os animais escolhidos têm no máximo 1 centímetro de gordura. O objetivo é que o assado fique no ponto e a carne tenha o menor índice de gordura possível. Os porcos vão para o fogo na madrugada que antecede o almoço.