Barbosa Ferraz Com aumento de casos da Covid-19, município adia Caminhada na Natureza

A exemplo dos dois últimos anos, a pandemia da Covid-19 vem atrapalhando a programação de eventos na região de Campo Mourão. Com o aumento de casos confirmados desde o início deste ano, a prefeitura de Barbosa Ferraz adiou o que seria a primeira Caminhada na Natureza do ano do dia 13 de março agora para 29 de maio.

Na cidade será realizado o Circuito Cachoeira São Joaquim (Engenho Velho), com percurso de cerca de 11 quilômetros. Com a mudança, houve alteração também na programação do circuito de Juranda, que do dia 29 de maio será agora 28 de agosto.

Com isso, caso também não decida pelo adiamento, a primeira Caminhada na Natureza deste ano deverá ser de Campina da Lagoa, programada para 20 de março. O coordenador do projeto na região da Comcam, Clóvis José Rosa, do IDR/Emater, comentou que o adiamento foi feito consensualmente entre o município e o IDR.

Segundo ele, devido ao aumento de casos da Covid-19, o prefeito da cidade, Edenilson Miliossi, pediu a transferência. Miliossi, lamentou a alteração da programação. Porém, disse considerar o momento arriscado para o evento, mesmo que siga todas as medidas de segurança contra o vírus. “Como sabemos, toda região vem registrando aumento de casos. Acredito que neste momento não há segurança para realizarmos”, frisou.

“Esperamos que até maio a situação já esteja controlada”, acrescentou, ao destacar a importância do projeto aos municípios. “As caminhadas geraram renda principalmente aos agricultores familiares que puderam vender e expor seus produtos em anos anteriores. Além disso, divulgaram o nome das cidades, fomentando o turismo rural. Sabemos da importância deste evento e apoiamos e valorizamos ele. Por isso, esperamos realizar na próxima data prevista”, afirmou.

Conforme o último boletim divulgado pela prefeitura, nesse sábado (12), Barbosa Ferraz tinha 190 casos ativos de Covid e 195 moradores em isolamento social. Só ontem, o município confirmou 12 novos casos da doença. A cidade acumula 2.800 casos, dos quais 2.562 moradores estão curados. A pandemia já causou a morte de 48 moradores no município.