Barbosa Ferraz fará arrastão contra dengue neste sábado

O prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi (Cidadania), anunciou que o município realizará um arrastão contra dengue neste sábado (12). O objetivo é eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença e também da febre amarela, Zika vírus e chikungunya.

A ação está sendo organizado pela secretaria de Saúde em parceria com a Sociedade Civil Organizada, CDL, Maçonaria, Rotary, Ordem DeMolay, professores, e comunidade em geral. “Será um grande arrastão em toda a cidade”, falou o prefeito. 

A Saúde orienta aos moradores que recolham objetos que sirvam de criadouros do mosquito e deixem em frente de casa. Caminhões da prefeitura passarão fazendo a coleta. “Vale lembrar que serão recolhidos apenas materiais recicláveis. Entulhos de construção civil e eletrodomésticos velhos não serão coletados”, observou Miliossi. Segundo ele, o sucesso da ação depende da cooperação da comunidade.

O prefeito comentou que o município está antecipando as ações de prevenção para evitar uma nova epidemia com o retorno das chuvas e calor, como já aconteceu no início deste ano. “No início de ano já tivemos um problema muito sério com a dengue. Perdemos sete vidas no município e não queremos que isso se repita”, falou, ao lembrar que as ações de combate ao mosquito devem ser frequentes por parte da população. 

No ciclo anterior, que encerrou em junho deste ano, Barbosa Ferraz registrou 1.482 casos de dengue e 7 mortes. “Temos que evitar que isso volte a acontecer. Por isso precisamos da colaboração de todos”, ressaltou.  No ciclo passado, a Comcam totalizou 15.463 casos e 14 mortes. 

No novo ciclo da doença, que iniciou no dia 26 de julho, Barbosa Ferraz já aparece com dois casos confirmados de dengue. “A dengue mata e a proliferação do mosquito acontece durante o ano todo por isso a necessidade da prevenção. A população deve aproveitar este momento que está mais em casa por conta da pandemia de coronavírus para fazer a limpeza de seus quintais e redobrar a atenção”, acrescentou o prefeito.