Barbosa Ferraz inicia chamada escolar 2022 no próximo dia 4

A Secretaria Municipal de Educação de Barbosa Ferraz inicia na próxima segunda-feira (dia 4 de outubro), a chamada escolar para crianças que completarão 4 anos de idade até o dia 31 de março de 2022 e 5 anos, que ainda não estão matriculados na rede municipal de ensino.

Responsáveis devem procurar o município até o dia 15 de dezembro deste ano para efetivar as matrículas para o ano letivo de 2022. De acordo com a secretaria de Educação, além disso, pais de crianças que completem 6 anos até 31 de março, que não estão matriculadas e desejam ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental, também devem se atentar à chamada escolar para efetivar a matrícula.

No ato da matrícula, os pais deverão estar munidos com certidão de nascimento, cartão do SUS, e declaração de vacinação das crianças, além de comprovante de residência (preferencialmente fatura da Copel), RG, e CPF dos responsáveis.

Desde 2013, a Lei nº 12.796 estipulou que a pré-escola – etapa anterior ao ensino fundamental e que compreende a faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade – torna-se obrigatória para todas as crianças em território nacional. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: “É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade”. Para mais informações, os interessados devem ligar para a Secretaria de Educação de Barbosa Ferraz, no telefone (44) 3275-2095.

Transporte escolar

Nessa segunda-feira (27), o município retomou o transporte escolar para estudantes da rede municipal de ensino. O serviço estava suspenso há mais de um ano devido às restrições a Covid-19. “Com os números atuais da Covid-19 na cidade e região, temos como proporcionar à nossa população o transporte das nossas crianças. Mas continuamos ainda com os cuidados necessários, seguindo os protocolos de segurança”, falou o secretário de Educação de Barbosa Ferraz, Fábio Caparroz, ao explicar que o transporte está sendo retomado porque os números da Covid-19 vêm se mantendo estabilizados há algumas semanas na cidade.

O secretário comentou que vem mantendo diálogo com a chefe do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, Ivete Sakuno, que passou ‘certa tranquilidade’ em relação a retomada do serviço. Isso porque os números seguem em queda em nível de Comcam. Caparroz disse que pais e alunos serão beneficiados com o retorno do transporte escolar, principalmente aquelas que moram mais distantes dos estabelecimentos de ensino, como moradores da Vila Perdizes, Vila do Roque, Vila Operária, Quebra Mola, e Primavera, principalmente.

O secretário lembrou que o município continua com as atividades educacionais no sistema híbrido, com 50% dos alunos em sala de aula e o restante em casa, fazendo as atividades remotamente. “Quem não está no híbrido está recebendo as atividades em casa”, ressaltou.