Bispo gaúcho vai substituir Dom Mauro em Cascavel

Passados mais de seis meses da morte por Covid-19 de Dom Mauro Aparecido dos Santos, ocorrida em 11 de março, o Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (22) o bispo de Cruz Alta (RS), Dom Adelar Baruffi, 51 anos, como novo arcebispo de Cascavel (PR). A previsão é que ele chegue a Cascavel no início da semana para se apresentar à comunidade.

“Como todos os ministérios na Igreja, também o ministério episcopal é um serviço, exercido na comunhão com o colégio episcopal e com o bispo de Roma, o Papa. Rogamos bênçãos à continuidade de sua missão como servidor de Jesus Cristo e da sua Igreja, à porção do povo de Deus na arquidiocese de Cascavel, agora confiada aos seus cuidados pastorais”, expressou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em saudação ao novo arcebispo.

Após o anúncio oficial pelo Vaticano, Dom Adelar enviou mensagem aos católicos de Cascavel. “Vou com vocês com a sinodalidade, aberto ao diálogo, para conversarmos, para caminharmos juntos. Quero caminhar com vocês, na vivência dos quatro sinais da nossa evangelização: o sinal da palavra, com indicação da vida cristã e animação bíblica da vida e da pastoral; o pilar do pão, da liturgia e da espiritualidade; o pilar da caridade, o serviço à vida plena; e o pilar da ação missionária, em estado permanente de missão”, disse ele.

Natural de Coronel Pilar (RS), Dom Adelar nasceu em 19 de outubro de 1969 e ingressou no seminário aos 15 anos. É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Ordenado padre em 22 de janeiro de 1995, Dom Adelar foi nomeado bispo pelo Papa Francisco em 17 de dezembro de 2014 e tomou posse em Cruz Alta no dia 15 de março, na catedral Divino Espírito Santo.