Boa Esperança define festa dos 58 anos com cavalgada, shows e chegada do Papai Noel

O prefeito de Boa Esperança, Joel Buscariol, definiu a programação de aniversário da cidade, que este ano comemora 58 anos de emancipação político-administrativa (14 de dezembro) . Será do dia 10 a 12 de dezembro. Entre as atrações: a 16ª Cavalgada da Esperança, shows artísticos, chegada do Papai Noel, e outras. As festividades serão realizadas no Parque do Lago.

O gestor disse que a prefeitura está preparando toda estrutura necessária para receber bem os moradores do município e visitantes da região, que são esperados para a confraternização. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem dos três dias de festas. “Desde já convidamos toda região a prestigiar nossa festa. Um evento com várias atrações, preparado com muito carinho”, afirmou.

A abertura oficial da festa será no dia 10 de dezembro. Às 20 horas a cidade recebe o Papai Noel, momento em que o prefeito fará a entrega simbólica da chave do município ao bom velhinho; 21 horas, apresentação de Ballet e 21h30 show com a Banda Cowboys da América.

No dia 11, a programação inicia logo cedinho, às 8 horas, com a 16ª Cavalgada da Esperança. A concentração será no Parque Ecológico. O percurso será de cerca de 12 quilômetros. O retorno será no mesmo local. Cavaleiros e Amazonas de várias regiões do Paraná e cidades da Comcam são esperados para o evento. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 1 mil participantes. Às 13h30 será feito o sorteio de fivela e troféus e às 21 horas a população terá show com a dupla de renome nacional Maria Ceíclia e Rodolfo.

A programação encerra no dia 12 deste mês. Às 21 horas o município fará o sorteio do IPTU Premiado 2022 e 21h30 show com Jads & Jadson. Organizadores da festa informam ainda que no dia 22 haverá trenzinho de Natal nos distritos de Paranaguaçu (13 horas) e Palmital (15 horas).

A cidade

Os pioneiros de Boa Esperança enfrentaram inúmeras dificuldades nos primeiros tempos de desbravamento da mata que cobria o território do atual município. O pior de tudo, no entanto, era a condição de trafegabilidade. Um desastre. No período das chuvas as estradas ficavam intransitáveis, surgindo inclusive o primeiro nome da localidade: Barreiro do Oeste.

As primeiras famílias de Barreiro do Oeste foram as de Manoel Luíz Cândido, André Bacas, Albino Inácio, Navarro, Antônio Vicente, Joaquim Ribeiro da Silva, Manoel Caldeira, João Pietrowiski, Nasciso Spolodori, Guimarães, Gasparello e outras.

Em 1950, Barreiro Grande tinha bom desenvolvimento, com casas de comércio espalhando-se ao longo da rua principal. A Lei Estadual n.º 613, de 27 de janeiro de 1951, criou o distrito de Barreiro do Oeste.

Através da Lei Estadual n.º 4.844, de 6 de março de 1964, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município, porém com denominação alterada para Boa Esperança. O território foi desmembrado dos municípios de Janiópolis e Mamborê, sendo instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1964. O nome foi sugestão da própria comunidade, demonstrando o otimismo dos colonizadores, que apesar das dificuldades encontradas previram um futuro melhor.

Programação completa

Sábado (10)
20 horas – Chegada do Papai Noel;
21 horas – Apresentação de Ballet;
21h30 – Show com a Banda Cowboys da América;

Domingo (11)
8 horas – 16ª Cavalgada da Esperança;
13h30 – Sorteio de fivela e troféus;
21 horas – Show com a dupla Maria Cecília e Rodolfo;

Segunda-feira (12)
21 horas – Sorteio do IPTU Premiado 2022;
21h30 – Show com Jads & Jadson.