Boa Esperança serve a ‘Vaca Atolada’ neste domingo

O município de Boa Esperança serve neste domingo (30), o seu prato típico, a ‘Vaca Atolada’, que está em sua 23ª edição. O almoço será a partir das 11 horas, no Clube Recreativo da cidade. Mais de 600 pessoas estão envolvidas nos preparativos.

Considerado um dos melhores pratos típicos da região, a “Vaca Atolada”, tem a confirmação de representantes de vários municípios do Estado que visitarão o município para saborear a iguaria. Para se ter ideia do sucesso do prato, os convites se esgotaram com menos de um mês depois de colocados à venda.

No domingo, além do almoço, haverá shows artísticos com Matheus & Kauan e Grupo Somos todos Iguais. A festa é preparada priorizando o bom atendimento ao público. O prefeito do município, Joel Buscariol convida toda a região a participar do evento. Ele destaca que a Vaca Atolada já é um prato consolidado na região e reconhecido em nível de Estado. “Temos certeza de que esta será uma bela festa. Conto com a presença de todos”, afirmou.

O prato típico da cidade leva ao menos 17 ervas diferentes, temperos adicionados à receita para realçar o sabor. Houve uma pesquisa para se chegar ao sabor deste prato. Um dos diferencias da Vaca Atolada, é que o prato é servido até que toda a comida se esgote. Ou seja, muitas vezes algumas o almoço é servido durante a tarde. Historicamente a comida é servida por um período de no mínimo 5 horas.

A iguaria

A receita da Vaca Atolada leva cerca de 30 ingredientes para o preparo. O prato é preparado durante 12 horas, consiste em cozinhar a costela e o músculo (cortados em quadrados de 4 cm) desossados com bacon e linguiça calabresa defumada. Durante o processo de cozimento é acrescentando a cada etapa a mandioca e a mandioquinha.

O segredo deste prato está em não permitir que as mandiocas cozinhem a ponto de virarem purê misturado com a carne. Assim, quando o prato está pronto cada ingrediente é facilmente identificado. Esta mistura de sabores é enriquecida com o sabor e o aroma de pelo menos dezessete ervas. O prato tem como acompanhamento salada de chicória ao vinho, salada de vagem e cenoura, farinha de mandioca temperada, molho de pimenta, pão francês e arroz branco.