Cadeia produtiva do leite é tema de encontro em Iretama

Nesta quarta-feira (1º de maio), feriado do Dia do Trabalhador, o município de Iretama, um dos maiores produtores de leite da Comcam, promove em parceria com o Instituto do Desenvolvimento do Paraná (IDR-PR), encontro com produtores familiares que têm a atividade leiteira como fonte de renda principal. O evento será a partir das 10 horas, no Centro Comunitário da cidade. Cerca de 70 produtores são esperados para o encontro que marcará o lançamento da primeira etapa de um projeto do município de incentivo à cadeia produtiva do leite.

“Será um dia bastante produtivo em que os produtores poderão sanar dúvidas, conhecer novas tecnologias, o manejo correto de alimentação do gado, o que impacta diretamente no volume de produção, aumentando a renda consequentemente, entre outras ações”, falou o prefeito da cidade, Same Saab, que participará da reunião.

Same disse que o projeto prestes a ser lançado é pioneiro no Estado. Pelo programa, o produtor terá ao seu alcança fornecimento de insumos, orientações técnicas, entre outros. “O objetivo é incentivar os pequenos produtores a investirem na atividade. Este projeto é de nossa autoria, encaminhamos ao Governo do Estado e ao Ministério da Agricultura em Brasília”, falou Same. “Pelo Estado foi aprovado como política pública”, complementou o prefeito.

Segundo o gestor, os produtores que participarão do encontro técnico nesta quarta foram selecionados pelo IDR-Paraná. Como critério, o participante deve ter a pecuária leiteira como atividade principal na propriedade. “Iremos fazer um demonstrativo aos produtores sobre alimentação correta do rebanho. Eles vão receber também orientações técnicas como correção do solo com fósforo, potássio, calcário, sementes do capim indicado pelo IDR, enfim, tudo que precisam para alavancar a atividade”, ressaltou Same.

O gestor disse que a administração municipal é uma “grande incentivadora” da produção leiteira, buscando diminuir o custo de produção, aumentando a produtividade nas propriedades. “Aos poucos a roda começa a girar. A produção leiteira hoje é uma das principais bases de renda da pequena agricultura em Iretama. Todo fim de mês, quando cai o recurso do leite, movimenta o comércio da cidade. A soja é importante, mas é produção de escala, ou seja, apenas uma vez por ano. Já o leite se produz todo mês o ano todo”, observou o prefeito.

Segundo ele, apesar dos preços achatados, o que gera desânimo por parte do produtor, o município não tem deixado de apoiar a atividade. “Uma das formas de manter o produtor firme na atividade é criar políticas públicas como este nosso projeto”, frisou.