Caminhada na Natureza de Iretama foi transferida para este domingo

Devido ao tempo chuvoso do último fim de semana, a 3ª Caminhada Internacional na Natureza em Iretama, circuito Rio Pinhalzinho, foi transferida para este domingo (20). Mais de 500 participantes da região são esperados para o evento.

O percurso da trilha será de 11,4 quilômetros. Os caminhantes passarão por matas fechadas, cachoeiras, trilhas, morros, grutas, rios, antigo moinho de farinha, propriedades rurais, entre outros pontos.

O evento terá início às 7h, com concentração e café da manhã a R$ 15,00 (reservado com antecedência). Em seguida o grupo sob a orientação de um profissional de educação física participa do alongamento antes do início da caminhada.

Durante o percurso haverá 4 pontos de apoio. Após a conclusão do percurso, será servido almoço a R$ 30,00 também com reserva antecipada. As Caminhadas na Natureza retornaram este ano após dois anos paralisadas devido à pandemia da Covid-19. Cada edição tem batido recorde de participantes. Para se ter ideia, o último circuito realizado na região, no dia 23 de outubro, em Janiópolis, contou com a participação de 600 pessoas de 22 municípios do Estado.

Os eventos são realizados em parceria entre as prefeituras e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar/Emater. O gerente regional do IDR-PR, núcleo de Campo Mourão, Jairo Quadros, destacou que as Caminhadas geram renda aos agricultores familiares e propiciam a prática do turismo rural. Além disso, divulgam as cidades da região e seus atrativos, promovendo o intercâmbio entre os caminhantes. “A ideia é capitalizar a agricultura familiar para que os produtores melhorem sua renda e sucessão familiar na propriedade rural”, disse Quadros.

O coordenador regional das Caminhadas na Natureza na Comcam, Clóvis Rosa, destacou que desde o início o evento tem sido um sucesso na região com mais prefeituras interessadas a cada ano. Segundo ele, um público mais variado possível participa das Caminhadas, como jovens, adultos, pessoas mais idosas e até crianças.