Campanha de multivacinação encerra nesta sexta. Saúde alerta pais para vacinarem filhos

Os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar e estão com a carteirinha desatualizada tem até esta sexta-feira (29) para providenciar. É que chega ao fim a campanha de multivacinação para atualização da carteirinha da criança e do adolescente. Pelo menos 18 tipos de vacinas estão sendo oferecidas à população. O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos.

“É importante que os pais tenham o compromisso de levar seus filhos para receberem a vacina. Não podemos correr o risco de doenças já erradicadas retornarem pela falta de vacinação”, alertou a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Evandra Cristina Pereira.

Entre as vacinas que fazem parte da campanha estão as de BCG, hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Poderão ser atualizadas nas cadernetas as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, Tríplice Viral, hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Em razão da pandemia do coronavírus, a Regional da Saúde reforça aos municípios orientações parar garantir protocolos de saúde, como uso de máscaras, espaços ventilados e higienização das mãos.

A campanha de multivacinação 2021 foi iniciada em 1º de outubro. O intuito é promover a regularização da vacinação entre crianças e adolescentes. Segundo dados da Saúde, desde 2015 tem havido uma queda da cobertura vacinal. O Dia “D” da campanha foi realizado no último dia 16 de outubro. Evandra ressaltou que a campanha é seletiva. Ou seja, só receberá a vacina quem está com esquema vacinal incompleto.

“Outra novidade é que não precisa mais aguardar 14 dias de intervalo entre outras vacinas e a vacina da Covid-19. Podem ser administradas simultaneamente”, orientou. Para vacinar basta os pais lavarem os filhos a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. Para receber a vacina, deve ser apresentada a carteirinha de vacinação da criança.

Vacinas disponíveis

As vacinas disponíveis para crianças são: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2; Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada);Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*).

Já para adolescentes são: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23).