Campanha “Novembro Azul” prossegue com ações na região

A Campanha “Novembro Azul”, destinada à saúde do homem, entra nesta semana na reta final com várias ações programadas nos municípios da região. Com o tema, “Homens como protagonistas do cuidado de sua saúde em todas as fases da vida”, a campanha é marcada principalmente por lembrar a importância dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

Em Campo Mourão, a campanha terá uma “blitz” nesta terça-feira (26), organizada pela Secretaria Municipal da Saúde. A ação será das 8 às 12 horas, no Posto Andrade  – trevo do Lar Paraná. Na ocasião serão oferecidos testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações sobre atividade física, alimentação saudável, tabagismo e prevenção de acidente no trânsito.

“Os cuidados com a saúde do homem são reforçados neste mês de novembro, que entre outras ações, busca o diagnóstico precoce de doenças”, explica a coordenadora geral do Programa Estratégia Saúde da Família, Suelen Lima. 

Em Luiziana, a secretaria de Saúde do município iniciou ontem uma mobilização na cidade para a realização de testes rápidos, aferição de pressão, e exame de glicemia. No próximo sábado (30) o Centro de Saúde da cidade estará atendendo das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas para coleta de PSA, exame que detecta qualquer anormalidade na próstata. O público alvo é homens a partir dos 50 anos. 

Já nesta quarta-feira (27), o município de Farol estará promovendo uma palestra de encerramento do “Novembro Azul” para a comunidade, sobre o câncer de próstata. O palestrante será o médico da Santa Casa de Campo Mourão, Rafael Casarotti. O evento será na Casa da Cultura da cidade, com início previsto às 19 horas. Durante todo o mês as unidades de saúde do município intensificaram também a realização de exames e testes rápidos. 

A enfermeira Maria Elizabete Silva Barbosa, coordenadora do Programa Saúde do Homem, da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, lembrou que como o “Agosto Azul”, mês também da saúde do homem, é uma lei específica do Paraná, e novembro é o mês mundial, os municípios da região podem escolher entre agosto e novembro para promover a campanha. 

Na 11ª Regional de Saúde, os municípios que optaram pelo “Novembro Azul” são Araruna, Barbosa Ferraz, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Moreira Sales, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D'Oeste, Terra Boa e Ubiratã. “Os outros fizeram o Agosto Azul”, ressaltou. 

A enfermeira disse que durante todo o mês a 11ª Regional vem reforçando junto aos municípios as ações referentes à campanha “Novembro Azul”. “Durante todo este mês, diversas atividades foram sendo intensificadas pelos municípios como exames de PSA (próstata), aferição da pressão arterial, glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC), inscrições para os grupos de tabagismo, testes rápidos de HIV, Hepatite e sífilis, além de orientações gerais”, falou ela. 

O câncer de próstata, doença alvo da campanha, é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos, com cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrendo em homens com mais de 65 anos. Maria Elizabete lembra a importância dos exames de prevenção contra a doença. “Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos”, disse a enfermeira. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) a cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Para este ano são estimados mais 68.220 novos casos. No Brasil, o câncer de próstata é a quarta causa de morte dos homens  e corresponde a 6% do total de óbitos para esse grupo. A partir dos 50 anos todos os homens devem procurar um serviço de saúde para realizar exames de rotina. 

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, hematúria (sangue presente na urina), dentre outros.  “Vale lembrar que os cuidados de prevenção não devem ser feitos somente nesta época do ano, mas durante todo o ano”, orientou Maria Elizabete. 

As orientações gerais de cuidados que ajudam a diminuir o risco do câncer são dieta saudável, com menos gordura e alimentos industrializados, atividade física, controle do peso, visitas periódicas ao dentista, diminuição do consumo de álcool e o não tabagismo.