Candidato que perdeu por um voto pede anulação da eleição na justiça

O ex-candidato a prefeito de Quinta do Sol, Jilvan Ribeiro (Cidadania), ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral onde solicita o cancelamento da eleição municipal para prefeito no município. No pleito, realizado no dia 15 de novembro, ele perdeu por um voto de diferença. O prefeito eleito, Leonardo Romero (PSD), obteve 1703 votos enquanto o Jilvan, 1.702.

Na ação ele pede que o Ministério Público  entenda que ocorreram abusos do poder econômico e político por parte do adversário, que a eleição seja cancelada e marcado um novo pleito. “O candidato que venceu a eleição realizou reunião dentro da APAE, com todos os professores, inclusive postou fotos em rede social com uma aluna na APAE. Também tentamos fazer uma reunião lá, que chegou a ser agendada, mas foi cancelada pela diretora”, alegou Jilvan. 

Segundo o advogado dele, imagens da reunião foram anexadas na ação. Quanto ao abuso do poder econômico, ele alega que Leonardo  distribuiu por toda a cidade material impresso (jornal) onde estava publicada uma pesquisa que indicava vitória dele com mais de 63 por cento dos votos. A quantidade de jornal distribuída pelo candidato e a contratação de cabos eleitorais também constam na ação. 

“Perdemos por um voto enfrentando a máquina pública, pesquisa falsa e o poder econômico. Nosso adversário é um dos mais ricos da cidade”, afirma Jilvan. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as receitas de campanha de Romero somaram mais de R$ 90 mil. As de Jilvan Ribeiro ficaram no patamar dos R$ 25 mil.

Procurado pela TRIBUNA, o prefeito eleito disse que não tem como responder algo pelo qual ainda nem foi notificado. De qualquer forma estou tranquilo, tudo o que foi feito está dentro da lei, nossa prestação de contas foi enviada à Justiça Eleitoral. Talvez pela diferença de votos nosso adversário esteja questionando, mas tudo foi feito dentro da legalidade e já estamos fazendo a transição de governo”, afirmou Romero.