Carneiro ao Vinho, prato típico de Peabiru, tem convites à venda

O município de Peabiru definiu a programação do seu prato típico, o Carneiro ao Vinho. Será do dia 19 a 21 deste mês. A festa retorna após dois anos paralisada por conta da pandemia da Covid-19. O almoço com a iguaria será servido no dia 21.

Os convites estão à venda: R$ 60,00 (adulto), com direito a prato personalizado e R$ 30,00 para crianças de até 12 anos. Porém sem direito ao prato da festa. A comissão organizadora colocou 2.200 ingressos à venda.

Interessados podem adquirir os convites no Lions Clube Peabiru, Loja Maçônica Rui Barbosa, Rotary Club e Secretaria da Paróquia São João Batista. A renda da festa será revertida a estas entidades.

De acordo com a programação divulgada pela prefeitura, na sexta-feira e sábado, dias 19 e 20, será realizada Feira Geral na praça central. Já no domingo, das 9 às 19 horas, será realizada a Feira do Artesanato Caminhos de Peabiru, no pátio da Igreja Católica. Em seguida, a partir das 11 horas, será servido o almoço com o prato típico e à tarde show com a Banda Mistura Sertaneja e a dupla Henrique & Ed Reis.

Projeto Poema no Prato

Este ano, Nicollas Henrique Ribeiro dos Santos, da Escola Municipal São José, 5º ano B, foi o vencedor do Projeto Poema no Prato. Ele terá o seu poema estampado nos mais de 2 mil pratos do Carneiro ao Vinho.

O poema escolhido, é o seguinte: “Uma Pequena cidade do Sul: Peabiru”. (Nossa pequena cidade do Sul: Peabiru onde o prato do Carneiro ao Vinho é uma diversão todos gostam de participar desta festa que é uma tradição!). Esta foi a sétima edição do projeto, coordenado pelo professor e historiador Arléto Rocha.

De acordo com Arléto, quase 200 poemas de cinco escolas municipais foram produzidos pelos estudantes. “Após várias oficinas de História da Cidade, dos Caminhos de Peabiru, a Comissão selecionou 18 poemas dos quais foi definido um vencedor”, explicou. O projeto se tornou uma tradição no município e serve como abertura oficial da Festa do Carneiro ao Molho de Vinho.

O Carneiro ao Vinho

O Carneiro ao Vinho é uma iguaria paranaense de origem árabe, que começou a ser servida no final da década de 1940, quando se intensificou a chegada de imigrantes libaneses ao município. Há, no entanto, duas outras versões que associam a história do prato aos tropeiros e até mesmo aos jesuítas, embora não haja nenhum registro histórico nesse sentido.

O prato é um ensopado à base de carne de carneiro temperada com tomate, cebola, batata, azeite de oliva, vinho branco seco, sal, alho, salsinha, cebolinha e pimenta-do-reino. Em Peabiru, o ensopado de carneiro era servido inicialmente entre patrícios árabes em festas de casamento ou ao término do Ramadã. Todavia, em virtude da significativa diminuição da comunidade libanesa no município nos anos 1980, o prato foi sendo esquecido com o passar do tempo.

Posteriormente, o pioneiro de origem ucraniana, Wenceslau Macowski, começou a prepará-lo e a servi-lo a um grupo de amigos em sua propriedade rural. Finalmente, em 1993, uma comissão escolheu a receita como prato típico do município, dando início, assim, à festa do Carneiro ao Molho de Vinho.