Chuva com fortes ventos deixa estragos e assusta moradores em Luiziana

A chuva que caiu na noite dessa segunda-feira (17), veio acompanhada com fortes ventos no município de Luiziana, causando estragos pela cidade. No perímetro urbano, a região mais atingida foi a entrada do município, no parque industrial, causando o desabamento de parte de um muro de uma serralheria. Várias empresas registraram destelhamento.

O temporal, acompanhado também de descargas atmosféricas, começou por volta das 22 horas. A força do vento chegou a arrastar um pulverizador agrícola em um pátio de uma empresa por cerca de cinco metros, prensado em um pilastra de concreto de uma cerca, que acabou quebrada.

Além disso, o portão da propriedade também foi arrancado. Houve registro de queda de diversas árvores pela cidade e na zona rural. O volume significativo de água também levou lama para o meio da rodovia PR-553, trecho que faz a ligação da rodovia PR-487 ao município. Devido ao temporal, grande parte da cidade ficou sem o fornecimento de energia elétrica durante toda a noite. O serviço foi restabelecido na manhã desta terça-feira (18).

De acordo com o Sistema de Tecnologia de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no decorrer da madrugada dessa terça, chuvas fortes ocorreram em grande parte do Paraná. As precipitações, acompanhadas de tempestades em algumas regiões, foram decorrentes de um fluxo de umidade e calor direcionado ao Estado, induzindo a formação de nuvens de chuva.

“Descargas atmosféricas também já foram registradas desde o começo da madrugada, especialmente em setores mais ao norte do Estado. Temporais ocorreram sobre o Norte Pioneiro do Estado em em demais setores”, informou a meteorologista Lidia Luisa Mota em boletim informativo.

Um pulverizador agrícola foi arrastado por cerca de 5 metros pelo vento forte, chocando-se a uma pilastra de concreto. Foto: Maritânia Forlin/Luiziana Notícias