Claudemir Bongiorno, ex-prefeito de Cianorte, morre vítima da Covid-19

Morreu nesta segunda-feira (19), aos 63 anos de idade, o ex-prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, vítima da Covid-19. Ele ficou internado por 92 dias no hospital Sírio Libanês, de São Paulo, para tratamento da doença, mas não resistiu. A morte foi confirmada pela prefeitura da cidade. O prefeito Marco Franzato (PSD), decretou três dias de luto pela perda.

Bongiorno foi transferido de Cianorte para o Sírio Libanês no fim de abril, onde estava intubado. No início de julho, a família do ex-prefeito informou que o quadro de saúde piorou e ele passou a utilizar a terapia chamada de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), uma espécie de pulmão artificial. O ex-prefeito também realizava sessões de diálises porque estava com o fígado comprometido.

Durante os três meses de internação, Bongiorno se comunicou uma única vez com a família quando os remédios de sedação foram reduzidos. No entanto, pouco depois o estado de saúde do ex-prefeito piorou e os médicos voltaram a sedá-lo. Ele foi prefeito de Cianorte por dois mandatos consecutivos, nas gestões 2013/16 e 2017/20. O corpo deverá ser transladado para Cianorte, para sepultamento. Mas a família ainda não deu detalhes sobre o procedimento.