Com aumento de casos, Barbosa Ferraz implanta mais uma unidade de referência para tratamento da Covid-19

O aumento de casos de Covid-19 vem preocupando autoridades da Saúde em toda a região de Campo Mourão. Com a elevação de confirmações, alguns municípios estão voltando aumentar estruturas de atendimento à população para suprir a demanda. É o caso de Barbosa Ferraz.

De acordo com o secretário de Saúde da cidade, Leandro Melo, a partir desta segunda-feira (17), Barbosa Ferraz passa a contar com mais uma unidade de referência para tratamento da doença. Trata-se da Unidade de Saúde João Garcia Villar. A outra fica anexa ao antigo Samu.

No local, a Saúde estará atendendo somente síndromes gripais e coleta de testes rápidos. Ou seja, os atendimentos eletivos estão suspensos aos moradores. “Pedimos para toda a população, que só procure o Hospital Municipal em casos de urgência e emergência”, frisou Melo.

Ele informou que desde o fim do ano passado e início de 2022, o município registrou aumento significativo de consultas e coletas de testes rápidos. Consequência do relaxo de parte da população e também de pessoas que viajaram retornando ao município infectadas.

“Preocupados com a situação e com a saúde da nossa população, pensando também em reduzir a espera para atendimentos, estamos abrindo esta nova unidade de referência que contará com mais um médico e mais uma equipe preparada para coletas de testes rápido”, disse o secretário.

A unidade fica em frente ao Hospital municipal. Funcionará das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. “É mais uma ação da Secretaria de Saúde e da administração municipal pensando na saúde de nossa população”, ressaltou Melo, ao lembrar que a população deve manter os cuidados de prevenção à Covid-19. “A pandemia não acabou. Uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social são medidas importantes para evitar a disseminação do vírus, e devem continuar mantidas pelos moradores”, orientou.

Números

De acordo com último boletim divulgado pela Saúde do município, Barbosa Ferraz tem 171 casos ativos de Covid-19. Ou seja, pessoas infectadas com poder de transmitirem a doença a outros moradores. Somente no último sábado, a cidade registrou 45 novos casos da doença.

O boletim aponta ainda para 20 moradores com suspeita do vírus. O município vem monitorando 220 moradores que estão isolados em casa. Desde o início da pandemia, Barbosa Ferraz acumula 1.853 casos de coronavírus. Mortes decorrentes da doença somam 48.