Com aumento de casos de Covid-19, município adia prato típico drive thru

A prefeita de Altamira do Paraná, Elza Aparecida da Silva (PSB), anunciou o adiamento do prato típico do município, “Carneiro Recheado”, que seria servido neste domingo (9) no sistema drive thru. Uma nova data para o evento deverá ser definida pela prefeitura. 

Esta seria a 14ª edição do prato típico. O motivo do adiamento é o aumento dos casos de coronavírus (Covid-19). Para se ter ideia, só nesta semana foram cinco novas confirmações da doença. O município tem um total de 6 casos. 

A programação da festa seria aberta neste sábado (8), com a transmissão online do Festival de Música. O prato típico seria servido no domingo, no salão paroquial da Igreja matriz. A suspensão do evento foi decidida após reunião entre o Comitê Municipal de Saúde e Comitê de Crise.

A secretária de Saúde de Altamira do Paraná, Maura Rainha de Oliveira, pede a colaboração da população no cumprimento das medidas preventivas ao vírus. Ela destaca a importância do uso de máscara de proteção e isolamento social. Segundo a secretária, dos cinco casos positivados nesta semana, quatro são de pessoas da mesma família com histórico de viagem.

Eles apresentaram os sintomas no dia 28 de julho e procuraram a Unidade de Saúde no dia 31 de julho quando foi coletado material para testes, cujo resultado chegou nesta semana. Os pacientes estão  estáveis sem quadro de agravamento e seguem acompanhados conforme recomendações dos serviços de saúde.

Neste ano, devido a pandemia coronavírus os municípios estão inovando para servir seus pratos típicos. Para não deixar passar em branco, alguns estão servindo no sistema drive thru ou delivery. Em Boa Esperança, por exemplo, a “Vaca Atolada”  foi servida no sistema delivery. O prato foi preparado pela paróquia Nossa Senhora da Guia.

Em Campo Mourão, o prato típico do Carneiro no Buraco também foi servido, mas no sistema drive thru. Foi preparado pelo Buffet Mundial. As marmitas foram entregues no Celebra Eventos. Mais de mil convites foram vendidos.