Com aumento de casos de Covid-19, prefeito de Luiziana fará aquisição de testes rápidos 

Com o aumento de casos e mortes por coronavírus (Covid-19), o prefeito de Luiziana, Wilson Tureck vai atender a solicitação da Câmara Municipal e fazer a aquisição de 1 mil testes rápidos para detecção do vírus. Os testes serão aplicados em moradores que apresentarem os sintomas da doença. 

A compra foi anunciada pelo prefeito, durante reunião na manhã desta quarta-feira (23), convocada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sidinei Olipa, para discutir a situação da pandemia no município. Participaram do encontro os vereadores:  Geralda Fantini, Joaquim Pepineli, e Ederson Luz Pol. 

Além do prefeito, o procurador jurídico do município, Nicolas Martins, o chefe de gabinete Edicarlos Médici, e a secretária da Fazenda Noeli Tureck, participaram da reunião.  “Nosso setor de Compras já vai agilizar a compra destes mil testes rápidos para que os moradores que tiverem sintomas da doença não precisem esperar pelo resultado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que demora cerca de três dias”, informou Tureck. 

O presidente da Câmara, Sidinei Olipa, destacou que com os testes rápidos, o município poderá identificar com mais rapidez casos de moradores infectados, evitando desta forma a disseminação do vírus. “O prefeito sempre abre as portas para discutimos juntos os problemas da sociedade. E o interesse dele é o mesmo que o nosso. Por isso as nossas indicações sempre são aceitas pela administração municipal”, falou o presidente. 

Entre terça e quarta-feira, Luiziana registrou mais duas mortes por Covid-19, chegando a 9 óbitos pela doença. A cidade acumula 647 casos confirmados, dos quais 595 pacientes estão recuperados. Moradores com o vírus ativo somam 43, além de outros 143 monitorados. A cidade tem três moradores internados, infectados pelo vírus.