Com Covid em alta, Mamborê registra mais uma morte pela doença, a 5ª neste ano

A Covid-19 tem tirado o sossego de parte da população em toda a região, com os municípios continuando registrando mortes. E, em alguns casos, aumento de moradores positivados. É o exemplo da cidade de Mamborê, que desde o início do ano viu a curva do vírus ‘decolar’. A prefeitura anunciou na manhã desta quarta-feira (9), que a cidade perdeu mais um morador para a doença na noite dessa terça-feira (8). É o 5º óbito deste ano pelo vírus e 33º desde o início da pandemia.

Conforme divulgou o município, a vítima foi uma mulher de 78 anos. Ela tinha outras comorbidades associadas. O corpo da idosa já foi sepultado sem velório, conforme determina protocolo de biossegurança para estes casos. O último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde informa que Mamborê está com 515 casos ativos de Covid-19.

O acumulado de casos positivos desde o início da pandemia é de 1.307. Até a terça-feira, 783 pessoas já tinham se recuperado da doença e seguem a vida normalmente na cidade. “Ainda registramos 90 casos suspeitos que aguardam resultado de exames e 469 pacientes vêm sendo monitorados com sintomas”, informou o município na nota divulgada.

O prefeito Ricardo Radomski (PSD), vem mantendo as fiscalizações intensas por toda a cidade. Para se ter ideia, nas últimas duas semanas, a Secretaria de Saúde de Mamborê, por meio da Vigilância Sanitária, multou 12 pessoas, cada uma no valor de R$ 1.000,00. O motivo: descumprimento do isolamento social de suspeitos ou positivados para a doença.

Além da multa administrativa, os multados responderão na esfera criminal, por ter colocado a saúde pública em risco. “A secretária de Saúde, reforça que a fiscalização está percorrendo todos os cantos da cidade e demais locais do município para inibir que tal situação seja praticada”, ressaltou a prefeitura.

Nos últimos sete dias, os 25 municípios da Comcam somaram 6.493 casos de Covid. O total, desde o início da pandemia, ultrapassa 70 mil. Já são mais de 1,1 mil mortes.