Com prato típico e shows nacionais, cidade de Quinta do Sol define programação de aniversário

A prefeitura de Quinta do Sol definiu a programação em comemoração aos 58 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Será de 9 a 11 de dezembro. Entre as atrações: o retorno da festa do prato típico, Leitão ao Fogo de Chão, shows com artistas renomados nacionalmente, praça de alimentação, parque de diversões, entre outras. As festividades serão realizadas no Centro de Eventos.

O aniversário do município é comemorado no dia 14 de dezembro. Os convites para o almoço com Leitão ao Fogo de chão estão à venda nas escolas municipais, Apae e Lar dos Velhinhos. A comissão organizadora da festa colocou 1.500 ingressos à venda a R$ 50,00 cada um. Interessados devem adquirir com antecedência também pelos números: (44) 3.567-1143 (Escola Pequeno Príncipe); 3567-1310 (Colégio São Judas Tadeu) e 3567-1537 (Apae).

O prefeito da cidade, Leonardo Romero (PSD), espera uma grande festa para receber toda a região. Ele disse que o evento foi planejado priorizando o bom atendimento ao público, levando em consideração também a situação financeira do município. “Estamos fazendo uma festa com ‘pés no chão’. Tudo muito organizado”, falou. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas visitem o município durante as festividades, principalmente para assistir aos shows.

A festa será aberta no dia 9 de dezembro, com show nacional de Loubet, a partir das 20 horas. A programação prossegue no dia 10, com show de Fiduma & Jeca (com início no mesmo horário). O encerramento das festividades será no dia 11. Às 9 horas terá Encontro de Carros Antigos, em frente a igreja Matriz. A partir das 11h30 será servido almoço com o prato típico, Leitão ao Fogo de Chão. E à noite, o tão esperado show com a dupla Athaide e Alexandre. “Nossa população é batalhadora. Estamos vindos de dois anos ‘pesados’ por conta da pandemia da Covid-19. Tenho certeza que todos merecem este momento para celebrarmos a vida e a nossa história”, destacou o prefeito da cidade.

Quinta do Sol

Segundo dados do IBGE/2010, Quinta do Sol tem cinco mil habitantes. O município é oficialmente (por lei estadual) a Capital Paranaense do Folclore. É conhecido também como a cidade dos astros, já que suas ruas e avenidas levam nomes de planetas, estrelas e constelações.

Instalado como município em 14 de dezembro de 1964, Quinta do Sol foi desmembrado de Fênix. O nome tem origem em sua colonização portuguesa. A palavra “quinta” em Portugal significa “grande fazenda” e “sol” vem da escala musical (a quinta nota).

No brasão do município há a representação de uma propriedade rural e a notação musical de uma clave de sol. A cidade também é marcada pela forte colonização japonesa, paulistas, mineiros e nordestinos, que vieram para a região atraídos pela cultura do café e hortelã nas décadas de 1950 e 1960.

Programação da Festa

Dia 9/12
Show Nacional com Loubet, a partir das 20h;

Dia 10/12
Show nacional com Fiduma & Jeca, a partir das 20h;

Dia 11/12
Encontro de Carros Antigos, a partir das 9 horas;
Almoço festivo com o prato típico da cidade, Leitão ao Fogo de Chão, a partir das 11h30;
Show nacional com a dupla Athaide e Alexandre, a partir das 20h.