Com viatura no conserto, PM de Janiópolis depende de apoio de Farol

Há mais de 50 dias a Polícia Militar de Janiópolis está necessitando de apoio de uma viatura que atende Farol para atendimento das ocorrências que demandam deslocamento. Isso porque a viatura do município apresentou defeito mecânico e está em uma oficina em Campo Mourão. A necessidade de ter que compartilhar a mesma viatura entre duas cidades distante 20 quilômetros uma da outra, tem preocupado e mobilizado as autoridades do município.

A Câmara de Vereadores encaminhou ofício proposto pelo vereador José Cláudio do Prado, o “Pé de Boi” para o secretário estadual da Segurança Pública, pedindo a manutenção, conserto ou substituição imediata da viatura, além de mais dois policiais para a cidade. “A população vive em estado de insegurança por depender da estrutura de outra cidade”, comenta o vereador. 

O prefeito Ismael Dezanoski também disse que vai buscar a solução para o problema junto ao governo do Estado. Tanto ele quando o vereador reclamaram que as solicitações não foram atendidas pelo comando do 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão. Para tentar contornar a precariedade da segurança, o vereador disse que recentemente foi realizada até uma “vaquinha” junto a população para adquirir um aparelho celular, pagar troca de óleo e até adesivos da viatura. 

Sobre o problema a reportagem da TRIBUNA ouviu nesta segunda-feira (17), o 1º tenente Gabriel Ferreira Pinto, comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar. Ele disse que Janiópolis conta com duas viaturas: um Fiesta mais antigo usado pelo comandante do destacamento e uma Duster, que está em manutenção. 

“Como o policiamento nesse período de pandemia está em plano de contingenciamento, Janiópolis está tendo o apoio da viatura e policiais de Farol”, admite o comandante. Ele estima que num prazo de até 15 dias a viatura que está em manutenção já estará pronta para ser usada novamente.

O tenente enfatiza que recentemente o 11º BPM recebeu uma viatura nova para a Patrulha Rural, que também atende o município de Janiópolis. Sobre o aumento de efetivo ele explica que depende de concurso público do Estado para uma nova escola de formação de soldados.