Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz recebem a 58ª Rota da Fé

Os municípios de Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz recebem neste sábado – feriado do dia da Independência do Brasil – a 58ª Rota da Fé. Mais de 1 mil participantes de Campo Mourão e região são esperados para o evento. Os romeiros sairão de Campo Mourão da Catedral São José, onde se concentrarão a partir das 6h30 para um café da manhã e benção. Em seguida seguem para Corumbataí do Sul, onde visitarão lugares sagrados como a Capela Santa Terezinha de Menino Jesus e pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor.

A chegada à cidade está prevista para as 8 horas, na Comunidade São Joaquim e Santa Ana, onde haverá recepção e benção; às 8h30 os peregrinos saem em uma caminhada de três quilômetros até a imagem de Nossa Senhora Assunção – Caminhada na trilha de Maria, visitam também no percurso a Gruta de São Damião e seguem até o Salto Boicotó, onde visitarão a Gruta de Santa Teresinha. Veja a programação completa abaixo.

De Corumbataí do Sul, os peregrinos seguem para Barbosa Ferraz, onde também visitarão o Santuário de Santa Rita de Cássia. No local será realizada uma missa de encerramento da 58ª Rota da Fé ás 16h30. De acordo com o idealizador do movimento, Rubem Moyano, esta edição da Rota da Fé terá um significado especial: durante a peregrinação, a Relíquia da Cruz de Cristo estará com os peregrinos. Trata-se de um fragmento de madeira da cruz onde foi crucificado Jesus Cristo.

Desde 2008 o artefato está sob os cuidados do padre José Antônio Bertolin, coordenador do Centro de Espiritualidade Josefino para América Latina. Exemplares de pequenas lascas da cruz de Jesus Cristo, cuja quantidade não chega a 100 em todo o mundo, estão sendo mantidos há anos por sacerdotes que recebem a missão de ser seus guardiões.

Em 2008, um padre de Roma que era guardião da Relíquia, transferiu a missão ao padre Bertolin. Devido à sua idade avançada [ele tinha 92 anos] confiou os cuidados desse pequeno pedaço da santa cruz de Jesus Cristo, que tem um valor inestimável. E vou proceder da mesma forma quando chegar minha vez, frisou o religioso, que pertence a Congregação dos Oblatos de São José.

Esta edição do evento marcará também os 12 anos de Rota da Fé. Lançada durante o primeiro Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, a primeira edição do evento foi realizada no dia 10 de outubro de 2007, com apenas 78 participantes. Após doze anos de seu início, a Rota da Fé foi responsável pela criação de vários atrativos na região. Moyano lembra que a primeira edição não oferecia quase nada de novidades.

Saímos na época da Catedral e fomos até Barbosa, no Santuário de Santa Rita de Cássia. Mas nesse tempo todo foi criada a capela Santa Terezinha, Gruta de Frei Damião, Água do Juca, instalação da imagem do Cristo Redentor, Morro São Tomé, entre outros. Além disso, foi reformado e modificado a Paróquia São Pedro, em Corumbataí do Sul, Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santuário Santa Rita de Cássia, ambas em Barbosa Ferraz, lembrou.

A Rota da Fé é um movimento inter-religioso e tem como finalidade oferecer aos romeiros um programa intenso durante o dia, constituindo-se de caminhadas, orações, reflexões, penitencias e celebrações. Além de uma sadia prática religiosa que envolve, principalmente, as famílias, tanto dos romeiros, quanto dos anfitriões nas comunidades, o evento é uma prática do turismo religioso e sustentável.

O movimento de romeiros acontece a cada dois meses, partindo da Catedral de São José da Cidade de Campo Mourão e visita, no mínimo dois municípios, passando por lugares sagrados, do rito católico, ucraniano e evangélico.

Programação

06:30 – Café da manhã. Oração inicial. Benção;

07:00 – Saída,

08:00 – Chegada na Comunidade São Joaquim e Santa Ana- Recepção, benção;

08:30 – Saída caminhada – 3km, até a Imagem de Nossa Senhora Assunção – Caminhada na trilha de Maria. Gruta de São Damião. Caminhada até o Salto Boicotó;

11:30 – Salto Boicoto – Gruta de Santa Teresinha, oração, e cerimonial com as autoridades;

12:oo – Almoço;

13:40 – Saída para o Morro de São Tomé. Oração e Benção;

14:00 – Água do Juca, imagem de Nossa Senhora Aparecida;

14:40 – Chegada na Paróquia São Pedro em Corumbataí do Sul, reflexão com a presença dos Fragmentos da Cruz de Cristo, momento intenso de oração;

15:40 – Saída até o monumento do Cristo Redentor a Pé;

16:30 – Saída para o Santuário de Santa Rita de Cássia em Barbosa Ferraz; Missa de encerramento da 58ª Rota da Fé.