Criança de apenas 1 ano e 10 meses morre afogada em represa; família visitava parentes

O que seria um passeio de confraternização se tornou em tragédia a uma família de Londrina que veio visitar parentes em uma propriedade rural na comunidade Barreiro das Frutas, próximo ao município de Barbosa Ferraz. É que um filho do casal, de apenas 1 ano e 10 meses de idade, morreu afogado em uma represa enquanto se refrescava com outros coleguinhas, nesse domingo (24). A vítima foi identificada como João Miguel.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, que atendeu a ocorrência, a situação entrou como afogamento em uma propriedade rural no interior de Barbosa Ferraz. A localidade fica distante cerca de 1 hora de Campo Mourão. “A criança estaria brincando com outras até que uma delas percebeu que a vítima estava se afogando e chamou o familiar que a tirou do lago”, informou o soldado Jussam, dos Bombeiros.

Após ser retirada do lago, a pessoa que fez o resgate foi até a casa onde os pais da criança estavam, em uma propriedade rural para irem ao local. Em seguida, após tentar desafogar a criança fazendo respiração boca a boca, a família então deslocou a Campo Mourão, até o quartel do Corpo de Bombeiros, onde solicitou ajuda.

“Um dos familiares ainda acompanhou a guarnição até o encontro da criança. Entregaram a criança em nossos braços e fizemos avaliação e sinais vitais ali no local e já iniciamos o trabalho de deslocamento e reanimação”, falou Jussam. A vítima foi encaminhada até o Pronto Socorro e intubada imediatamente por um médico do Samu que se encontrava no hospital.

“Fizemos todo o possível por mais de uma hora e meia para tentar reanimar a criança, mas como o primeiro atendimento levou muito tempo a ser realizado, infelizmente ela não resistiu”, lamentou o bombeiro. “O pai tentou aspirar pela própria boca o líquido que estava no pulmão da criança, mas também sem sucesso”, informou.

De acordo com informações, a mãe a da criança está gestante e estava bastante abalada com a tragédia. “Ela estava muito inconformada. Nos informaram que são de Londrina e estavam visitando familiares em Barbosa Ferraz”, informou soldado Jussam. O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão.

Alerta

O Corpo de Bombeiros alerta que em casos de afogamento, é importante que o socorro seja prestado à vítima o mais rápido possível. Nestas situações, o Samu deve ser acionado imediatamente via 192. “Se alguém tivesse acionad o Samu teria deslocado o serviço aéreo que teria sido muito mais rápido e provavelmente a criança poderia teria sido salva. Mas as vezes, até por falta de conhecimento, as pessoas acabam não ligando”, orientou Jussam.