Dois municípios da região podem ter circuitos permanentes da Caminhada na Natureza

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), núcleo de Campo Mourão, está desenvolvendo trabalhos para circuitos permanentes da Caminhada Internacional na Natureza em duas cidades da Comcam. São elas: Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul. O trabalho está sendo realizado em outras 17 cidades do Estado na região do Vale do Ivaí. 

“O percurso permanente sempre estará pronto para receber as caminhadas. Estamos fazendo levantamento das propriedades interessadas, rotas, e quais os atrativos que os municípios têm a oferecer”, falou o coordenador regional das Caminhadas na Natureza, Clóvis José Rosa.

Recentemente, a gerência regional do IDR em Campo Mourão participou de uma reunião online onde tratou sobre as rotas permanentes de curta e longa distância na região. Durante o encontro, foram apresentados também aos gestores municipais, turistas e técnicos, os projetos e propostas de turismo rural para região. 

Os temas foram abordados pelo gerente regional de extensão rural, Jairo Martins de Quadros, coordenadora Estadual de Turismo Rural Terezinha Busanello Freire e pelo  extensionista rural, Clóvis Rosa, responsável pelo turismo na região da Comcam.

Segundo o IDR, o projeto caminhadas permanentes de longa distância totalizará um percurso de 515 quilômetros. O objetivo é ofertar à sociedade um roteiro diferenciado de turismo rural e geração de renda à agricultura familiar, que fará parte do trajeto e do projeto. A previsão da realização do circuito é para início de 2021 e está sendo estruturado em parceria IDR-Paraná, prefeituras municipais, comunidades rurais e Paraná Projeto. 

O tema Rota da Fé que já está na 59ª edição e a proposta dos Caminhos dos Jesuítas que irá envolver os municípios de Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz e Fênix, também foi abordado pelo coordenador da Rota da Fé, Ruben Moyano e pelos padres Jurandir Coronado Aguilar  e Gaspar Gonçalves da Silva de Campo Mourão e pelo agropecuarista e apoiador Antonio Gancedo, durante a reunião. 

O IDR já definiu o calendário de Caminhadas na Natureza para 2021. A região será contemplada com 20 circuitos. O primeiro está previsto para o dia 7 de março em Luiziana e o último para 5 de dezembro em Goioerê. Cada circuito tem um percurso entre 14 a 15 quilômetros. Em 2020, em razão da pandemia de Coronavírus, a região não recebeu nenhuma Caminhada. 

“A expectativa é que os eventos possam ser realizados sem interferência no ano que vem”, comentou à TRIBUNA o coordenador regional das Caminhadas na Natureza, Clóvis Rosa. Ele lembrou que em 2019 foram realizados 16 circuitos, reunindo 8 mil participantes, movimentando R$ 157 mil na região.