“É uma sensação de recomeço”, diz prefeito de Roncador ao receber fase regional dos JEPS

A cidade de Roncador, com cerca de 11.537 habitantes, está sendo palco da 68ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), fase regional. Aberto na noite dessa quinta-feira (26), no ginásio municipal, o evento prossegue até a próxima terça-feira (31) com uma grande festa.

“É uma honra receber os visitantes, principalmente nesta época de retomada da vida embora a pandemia não tenha acabado. É uma sensação de recomeço, principalmente com os jovens. Porque são com eles que está a energia”, declarou o prefeito de Roncador Vivaldo Lessa (DEM), desejando boas vindas aos visitantes.

Mais de 1.100 estudantes atletas de 15 municípios, incluindo Roncador, estão participando dos jogos. Além do intercâmbio entre os participantes, Lessa comentou que a competição movimenta a cidade girando a economia local. “São mais de mil visitantes circulando na nossa cidade movimentando restaurantes, lanchonetes e o comércio em geral”, disse.

O gestor comentou que o município se preparou ‘colocando sua estrutura própria a serviço do Núcleo Regional de Educação para esta fase dos Jogos Escolares’. “É uma parceria entre o município e Governo do Estado”, destacou.

Lessa classificou a abertura da competição como ‘uma festa contagiante’. “Foi algo que realmente marcou a nossa cidade”, afirmou. A abertura teve apresentação do Espaço Sou Arte, de Campo Mourão. “A festa é para os jovens e os familiares que também fazem parte deste contexto”, comentou o prefeito.

A abertura teve como tema as cores da Ucrânia, que sofre com os ataques da Rússia. Roncador é a cidade da Comcam com o maior número de descendentes ucranianos. O ginásio de esportes foi todo decorado com as cores da bandeira ucraniana- azul e amarelo. Além disso, bexigas brancas, simbolizando a paz, foram entregues ao público presente. “A mensagem da abertura foi de espírito de respeito ao próximo e paz” disse Lessa.

Para o prefeito, os JEPS projeta o nome da cidade. “Divulga nossa cultura, nosso comércio e o nosso município como um todo”, diz, ao destacar que o município tem se desenvolvido bastante nos últimos anos, inclusive na questão ambiental, com destaque ao projeto “Lixo 5.0”, que reduz à cinzas resíduos urbanos que podem ser reaproveitadas na construção civil, por exemplo. O lixo é tratado em uma usina térmica.

O gestor disse ainda que está torcendo para que os atletas de Roncador levem a melhor nesta etapa dos jogos. “Estamos muito confiantes que nossos atletas farão bonito”, espera, ao destacar ainda o trabalho dos servidores do município no preparo da estrutura para receber os estudantes visitantes. “Todos trabalharam cm muito carinho e dedicação. Esperamos que aqueles que lá foram possam ser bem acolhidos e conservar aquilo que preparamos com tanto afinco a eles”, acrescentou.

Competições

Ao todo, serão disputadas sete modalidades regulares: atletismo, basquete, futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, além de duas modalidades destinadas a alunos com deficiência (ACD) – atletismo e futsal.

Os campeões das fases regionais se classificam para a etapa macrorregional, que será entre os dias 15 e 19 de junho nas cidades de Pontal do Paraná, Pinhão, Dois Vizinhos, Medianeira, Pitanga, Terra Boa, Ibiporã e Siqueira Campos.

As fases finais acontecem nos meses de julho e agosto, em duas cidades: a categoria A (15 a 17 anos) será disputada em Campo Mourão, entre 15 a 23 de julho, e a categoria B (12 a 14 anos) em Pato Branco entre 5 a 13 de agosto.