Eleição para diretores movimenta escolas municipais de Engenheiro Beltrão nesta sexta

Acontece nesta sexta-feira (10), em Engenheiro Beltrão, eleição para escolha dos diretores das 11 escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CMEIs) do município. A votação foi aberta às 7h30 e prossegue até as 18h30. As aulas estão sendo realizadas normalmente.

De acordo com o regulamento, podem votar professores, servidores da Educação, pais ou responsáveis. Para participar do processo é necessário apresentar um documento com foto. Em apenas dois CMEIs (Pequeno Príncipe e Ana Zenir) haverá disputa com duas chapas. Já nas demais escolas são candidatos únicos.

Conforme a secretaria de Educação do município, na Escola Irmã Dulce, no distrito de Figueira do Oeste, não haverá eleição – nenhuma chapa foi inscrita. Neste caso, a escolha do diretor será feita pelo Poder Executivo.

Os eleitos assumirão um mandato de três anos. Até as últimas eleições eram dois. Também, pela primeira vez, o processo eleitoral acontece em todos os estabelecimentos de ensino – até então, escolas com menos de 100 alunos dispensavam eleições.

“A eleição é um exercício de democracia na escola, onde a vontade da comunidade escolar prevalece, por isso é muito importante que os pais ou responsáveis compareçam para votar, mesmo nas escolas que possuem apenas um candidato. Por meio da eleição todos saberemos a representatividade que cada gestor terá, enquanto os pais poderão cobrar o que cada um colocou no plano de ação”, disse a secretária de Educação do município, Rita de Cássia Pereira.