Eleições 2020: convenções partidárias definem pré-candidaturas à prefeitura na região

As convenções partidárias já realizadas pelos grupos políticos definiram várias pré-candidaturas às prefeituras na região da Comcam. Além de Campo Mourão, que já está com quadro político definido para a disputa deste ano (conforme já anunciado pela TRIBUNA), várias outras cidades também já estão. O prazo final para os partidos definirem os nomes que irão à disputa encerra nesta quarta-feira (16). 

Um dos municípios que já está com o quadro para prefeito definido é Farol. Tem dois concorrentes. No sábado o Podemos realizou convenção homologando a candidatura a prefeito de Oclécio Menezes que tem como candidato a vice o ex-vereador Iranlei Saraiva. Outro nome que disputará a prefeitura é o vereador João Nesposiano da Silva (PSDB). Seu vice será anunciado somente nesta terça-feira (15), durante convenção partidária, a partir das 19 horas. O grupo recebe apoio da prefeita Angela Kraus (PSDB).

Araruna

A cidade de Araruna este ano terá disputa. Partidos de oposição fizeram convenções na última semana e definiram uma dobradinha entre os vereadores Davi Fávaro, candidato a prefeito que terá Wagner Malaco de vice. A coligação reúne os partidos políticos PL, Democratas, MDB, PTB e Podemos. O outro pré-candidato é o prefeito Leandro César de Oliveira (Cidadania), que irá para reeleição. A convenção do grupo é nesta segunda-feira, às 18 horas, quando anunciará seu vice. 

Barbosa Ferraz

Em Barbosa Ferraz, até o momento, apenas o prefeito Edenilson Miliossi (Cidadania), que disputa a reeleição, já definiu o quadro político de seu grupo para este ano. Foi durante convenção no domingo (13). Ele definiu como vice o nome de Lucinete da Saúde. A cidade tem ainda outros dois nomes que irão à disputa: Marinalva Carvalho e Luciano Soares de Souza. Eles ainda não divulgaram os vices. 

Corumbataí do Sul 

Em Corumbataí do Sul, o atual vice-prefeito Alexandre Donato (PSD), “Xandão”, vai disputar a prefeitura tendo como vice o empresário Elias do Borges (Cidadania). A definição foi anunciada no domingo, após convenção do grupo. A coligação reúne os partidos PSC, PDT e PT e tem apoio do atual prefeito Carlos Rosa Alves (PSD). 

A cidade já tem definido também o candidato Osney Picanço (MDB), que já foi prefeito no município. Seu vice é o vereador Sidnei Marchi “Bolo”. O grupo dos ex-prefeitos Jair de Almeida e Passarinho –  PP e PSDB, farão convenção nesta terça-feira (15).

Iretama

Por fim, em Iretama, o partido Progressistas anunciou a candidatura à reeleição do atual prefeito, Wilson Carlos de Assis, que terá de vice “Dandinho”. O grupo terá ainda 12 candidatos a vereadores, sendo sete homens e cinco mulheres. O nome do ex-prefeito Same Saab também é cogitado para a disputa deste ano. Porém, até o momento, ainda não foi anunciada a homologação de seu nome o que deverá ocorrer entre hoje até quarta-feira, quando encerra o prazo das convenções.

Janiópolis

Na cidade de Janiópolis, dois nomes disputarão a prefeitura nas Eleições Municipais deste ano. Pelo Cidadania, será Almir Gonçalves Barros, que tem como candidato a vice  Sirlei Quirino. Já pelo PSD, o atual prefeito, Ismael Dezanoski,  tenta a reeleição com Eides Guedes de vice. 

Mamborê

Em Mamborê são três candidatos: Nei Calori (Cidadania), que terá de vice o ex-vereador Ivo do Mercado; o atual prefeito Ricardo Radomski (PSD) que disputará a reeleição com Sebastião Martinez (DEM) de vice; além do vereador Jairo Arruda (PDT), que tem como vice o empresário Vilson Olipa (Podemos).

Moreira Sales

Moreira Sales é uma das poucas cidades da Comcam que terá candidatura única. O nome é o do atual prefeito Rafael Bolacha (MDB), que vai para a reeleição. Seu vice continua o atual, Genésio da Vila. O prefeito informou que conseguiu apoio de ex-adversários e que a coligação tem 11 partidos, sendo que quatro terão candidatos a vereador. Estão unidos os partidos: MDB, PSD, PSC, PSB, PDT, Democratas, PT, Progressistas, PSDB, Cidadania e PSL.

Peabiru

A cidade de Peabiru deverá ter três candidatos à prefeitura este ano. Uma das candidaturas já definidas é do grupo do PSB, que tem como candidato Daniel Silva, o “Daniel da Rádio”. Seu vice será Luiz Alves Pedroso. Os outros dois candidatos são o prefeito Júlio Cezar Frare (PL), que disputará a reeleição, seu vice é o ex-secretário de Saúde Bruno Melo, além do vereador Claudecir Xeleléu (PSD).

Roncador

Roncador é outra que deverá ter ao menos três concorrentes à prefeitura. Os nomes já homologados em convenção são o da advogada e ex-vereadora Vilma Martelli (PT), que terá de vice a professora Lucineia Rossi, do mesmo partido. Outro nome já definido e homologado é de Vivaldo Lessa (DEM) que tem de vice Alynny Kuchla. O grupo tem o apoio da prefeita Marília Gonçalves. Também foram escolhidos 27 pré-candidatos a vereadores pelo grupo que estarão disputando o pleito de 15 de novembro. O outro nome indicado à disputa é o de João Gluchak, que ainda não anunciou seu vice.