Engenheiro Beltrão abre processo seletivo para formadores municipais
A prefeitura de Engenheiro Beltrão abriu processo seletivo simplificado para a formação de cadastro de reserva de formadores municipais. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (29), das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Antonio Fonseca da Silva, 280, área central da cidade. O processo de seleção será por meio de análise documental e curricular e entrevista, caso necessário.
O formador contratado será cadastrado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pelo pagamento das bolsas no valor de R$ 1,2 mil mensais. O resultado final será divulgado no diário oficial do município e no site da prefeitura (engenheirobeltrao.pr.gov.br) até o dia 4 de setembro.
São requisitos para participar do processo seletivo: ser servidor público efetivo da rede municipal de Engenheiro Beltrão, ter graduação em pedagogia ou normal superior e experiência mínima comprovada de um ano na Educação Infantil da rede municipal de ensino como docente, coordenador pedagógico ou diretor.
Os critérios para pontuação são: certificado de especialização na área de Educação Infantil, participação em formações na área de Educação Infantil (mínimo de 20 horas nos últimos 3 anos), conhecimento básico de tecnologias digitais, disponibilidade de carga horária para participar das formações e realizar os acompanhamentos locais, ter atuado como formador do LEEI 2024/2025 e ter sido bem avaliado no desempenho dessa função e ter experiência na formação de professores.
Os documentos exigidos para a seleção e avaliação são: ficha de inscrição, cópia do comprovante de escolaridade (graduação e especialização), comprovante de tempo de serviço na rede pública municipal de ensino de Engenheiro Beltrão, cópia do certificado de especialização na área de Educação Infantil, cópia dos certificados de cursos (mínimo de 20 horas nos últimos 3 anos) na área de Educação Infantil, declaração de atuação como formador municipal do LEEI (Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil) e declaração de atuação como formador na área da educação.
São atribuições do professor formador: realizar a formação (planejar, organizar, acompanhar) dos cursistas do município, nas modalidades presenciais e a distância, no total de 120 horas; participar obrigatoriamente dos encontros formativos e demais reuniões com o formador estadual, com o deslocamento até a cidade sede da formação, além de realizar as atividades nas modalidades síncrona e assíncrona; desenvolver atividades de estudo e de planejamento de acordo com sua atuação como formador; monitorar as atividades dos cursistas; entre outras.
Serviço
O edital completo do processo de seleção pode ser acessado aqui.

