Engenheiro Beltrão fará castração gratuita de 109 cães e gatos

No segundo semestre deste ano, 20 dos 25 municípios da Comcam serão atendidos com castrações gratuitas do Programa Permanente de Esterilização de cães e gatos (CastraPet). Entre as cidades beneficiadas está Engenheiro Beltrão, que terá 109 animais que serão atendidos pelo serviço, no dia 30 deste mês.

As inscrições das famílias interessadas, que se enquadram nos requisitos do programa, estão sendo feitas nesta segunda-feira (22), na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Engenheiro Beltrão (Aspumeb).

De acordo com o programa, podem se inscrever famílias com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único. Serão atendidas as famílias por ordem de chegada, até o complemento das vagas. Para a inscrição, o beneficiário deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações pelo WhatsApp: (44) 92002-4825.

As cirurgias são realizadas por equipes de veterinários que percorrem o Estado para atender prefeituras, população de baixa renda, protetores e Organizações da Sociedade Civis (OSCs), conforme critério e cadastro das prefeituras. As inscrições para participar do Castrapet e garantir os benefícios das esterilizações são viabilizadas pelas prefeituras municipais atendidas.

O programa tem como finalidade evitar o abandono e garantir a saúde dos animais, reduzindo casos de zoonoses. A ação beneficia famílias de baixa renda e instituições que atendem animais em situação de vulnerabilidade. Esta é a terceira fase do programa. Somente na Comcam, mais de R$ 500 mil serão investidos na castração de mais de 2,3 mil animais.

As cidades contempladas nesta etapa do programa ano são: Araruna; Boa Esperança; Campina da Lagoa; Engenheiro Beltrão; Farol; Goioerê; Iretama; Juranda; Luiziana; Mamborê; Moreira Sales; Nova Cantu; Quarto Centenário; Quinta do Sol; Rancho Alegre D’Oeste; Roncador; e Ubiratã.

Os recursos investidos são do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares. As cirurgias são gratuitas para a população e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação e orientação para o bem-estar animal.

A esterilização acontece dentro de um castramóvel, unidade equipada com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros, o que garante um atendimento de qualidade. O animal passa por uma avaliação, recebe anestesia e as fêmeas recebem roupa cirúrgica. Os animais também vão para casa munidos de remédios como antibióticos e com microchip.