Estudantes de Iretama visitam TRIBUNA como atividade escolar
Um grupo de 19 estudantes do 3º ano da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Melo, da cidade de Iretama, conheceu na prática, nesta quarta-feira (31), o processo de produção do jornal impresso. Para isso, os pequenos, com idade entre 9 a 10 anos, visitaram a sede do jornal Tribuna do Interior, em Campo Mourão.
A visita faz parte de um trabalho desenvolvido em sala de aula, coordenado pela professora Flavia Mara Oliveira Paglia. Ela acompanhou os estudantes no jornal. Na sala de aula os pequenos estudaram a teoria. Assuntos, por exemplo, como a invenção da prensa por Gutenberg, em meados de 1945, evolução das máquinas impressoras e dos jornais no decorrer dos anos, mudanças na comunicação com avanços tecnológicos, como a internet, entre outros.
“Trabalhamos o gênero textual da notícia, a estrutura de um jornal, a invenção da impressão, a história da imprensa, entre outros. Mas percebemos que só a teoria não bastava e resolvemos mostrar para eles na prática como funciona o processo de produção de um jornal”, explicou Flavia.
Na TRIBUNA, os estudantes conheceram desde a redação até o parque gráfico, onde é impresso o periódico. Tiraram dúvidas sobre como a notícia chega ao jornal, como é produzida, processos de impressão, importância do jornal como ferramenta social, tiragem, diagramação, circulação do jornal, entre outras.
“É bastante satisfatório ver o interesse deles”, afirmou a professora Flávia, ao destacar a importância de se estudar os conteúdos também na prática dentro do processo de ensino-aprendizagem. “Sempre buscamos trabalhar as matérias na prática”, ressaltou.
A professora acrescentou que os alunos farão um texto seguindo critérios estruturais de uma reportagem jornalística sobre a visita a sede do jornal como continuidade do trabalho.