Falsas denúncias atrapalham serviço de fiscalização contra Covid em Roncador

Não bastasse o crescente número de casos e mortes, a prefeitura de Roncador vem enfrentando outro grave problema: denúncias falsas por parte de alguns moradores com relação a estabelecimentos que estariam descumprindo o decreto municipal.

A prática vem prejudicando os trabalhos da equipe de fiscalização do município. Para se ter ideia, nos últimos dias, somente em uma noite, o setor chegou a receber ao menos cinco denúncias falsas contra estabelecimentos comerciais que estariam desobedecendo as normas de enfrentamento à pandemia.  

Diante da situação, a Vigilância Sanitária pede a colaboração da população para que evitem a prática. “A fiscalização tem o compromisso de atender toda e qualquer demanda em tempo hábil e de forma resoluta, porém, esclarece à população que denuncia falsa é crime previsto no artigo 340 do Código Penal, passível de pena de detenção ou multa”, diz a prefeitura em nota encaminhada à imprensa.

A coordenadora da equipe de fiscalização de Roncador, Cristina Ayala, explica que a prática vem prejudicando o trabalho das equipes, já que perdem tempo em deslocamento e geram ainda gastos públicos desnecessários. “Ao mesmo tempo em que nós pedimos para que sejam feitas as denúncias de irregularidades, também fazemos o apelo para que esse chamado seja cauteloso. Vamos evitar as fake news, para que as equipes não se desloquem desnecessariamente para situações que não tenham a ver com o coronavírus”, pede.

Cristina pediu à colaboração que façam denúncias ‘quentes’. “Enquanto os servidores se deslocam para realizar o atendimento de uma denúncia falsa no interior do município, o que leva aproximadamente 40 minutos ou mais, o atendimento de denúncias realmente verídicas fica prejudicado, o que acarreta em uma maior disseminação do vírus”, ressaltou. 

Números

De acordo com o último boletim coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde do município, Roncador tem 851 casos acumulados de Covid-19, dos quais 780 pacientes estão recuperados. Casos suspeitos somam 6. Há ainda 5 moradores internados com a doença, sendo 4 em leitos clínicos e um em UTI. 17 vidas já foram perdidas pelo vírus no município.