Farol: Comunidade Água da Fonte promove arraiá com missa e comidas típicas nesta sexta

A Comunidade Água da Fonte, em Farol, deverá reunir um grande número de pessoas nesta sexta-feira (4), a partir das 19h30 com uma programação festiva iniciada com missa, contando com barracas com comidas típicas e show musical. O “Arraiá da Água da Fonte”, como é denominado o evento, será promovido pela Capela São João Maria Vianey, com apoio do município.

A festividade celebrará o padroeiro da igreja e o Dia do Padre. A programação também faz parte das comemorações do Jubileu de Pérola, alusivo aos 30 anos de Farol. A missa será celebrada pelo Padre Paulo Versari Conceição, abrindo a programação que contará com barracas de comidas típicas. Toda renda será revertida em prol de melhorias da Capela. Também haverá show com o Grupo Musical Thelma Show.

O prefeito da cidade, Oclecio Meneses, convida a comunidade de Farol e região a prestigiar a programação de confraternização e apoio a Capela da comunidade. “É uma festa para a família. Além de trazer um momento de descontração e confraternização, contribui para as melhorias da Capela que tem toda uma importância à comunidade”, ressaltou.

Padroeiros

A Comunidade Água da Fonte, em Farol, é marcada pela passagem do Profeta João Maria de Jesus, que popularmente é conhecido como São João Maria. Relatos históricos apontam que o Monge da Água da Fonte tenha permanecido um tempo na localidade durante o final do século XIX, onde sempre em meio as pessoas realizava curas de doenças. A atração de romeiros e religiosos no local proporcionou destaque a localidade, tornando-a como uma referência do turismo religioso na região. A comunidade vem sendo roteiro de Peregrinações da Rota da Fé.

A presença de João Maria de Jesus em Farol, foi temas de estudos históricos, místicos e religiosos com trabalhos realizados pelo advogado Gilmar Cardoso, primeiro prefeito do município; doutora Sinclair Pozza Casemiro e também pela acadêmica Eva Simone de Oliveira, que apresentou uma dissertação com o tema “Memorial Água da Fonte: Religiosidade Popular e Devoção ao Monge João Maria de Jesus”.

O Bispo Diocesano Dom Virgílio de Pauli, que elevou o município a Paróquia Santo Antônio, fez a bênção do primeiro Memorial construído na Água da Fonte. Posteriormente recebeu o título de Cidadão Honorário do Município.

Padroeiro da Igreja

A Capela da Comunidade Água da Fonte tem como padroeiro São João Maria Vianey, que também é o padroeiro alusivo ao Dia do Padre, comemorado em 4 de agosto. De origem humilde na França, o então João Maria Vianey foi sacerdote com fortes exemplos de santidade e penitência e como orientador espiritual dedicou a vida a caridade cristã. Sua vida sacerdotal durou 40 anos e ele morreu em 1859 aos 73 anos, sendo canonizado pelo Papa Pio XI em 1925, sendo proclamado Padroeiro do Sacerdotes.

Durante mais de 20 anos a Capela São João Maria Vianey foi presidida pelo produtor rural Paraílio Gonçalves Pereira e posteriormente teve como principal cuidadora Maria da Silva “Dona Senhorinha”, que atualmente reside da cidade onde mantém uma loja.

História

No livro “Farol: Nossa Terra, Nossa Gente”, do ex-prefeito da cidade, Gilmar Cardoso, ele descreve que nos anos 70 existiam duas linhas de ônibus da Expresso Nordeste, sendo uma que partia de Campo Mourão e outra da região de Goioerê, e que ambos se encontravam ao meio-dia na Comunidade Água da Fonte. Os ônibus conduziam em sua maioria romeiros de toda região que iam banhar-se e buscar água benta e o barro do local.