Fefosol e Festa da Leitoa Entrincheirada podem fazer parte do calendário turístico do Paraná
O Festival de Folclore de Quinta do Sol, o Fefosol, e a Leitoa Entrincheirada, prato típico do município de Juranda, poderão ser inseridos no calendário turístico oficial do Estado do Paraná. Em relação ao Fefosol, o projeto 634/2024 é de autoria do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), atual presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR).
Já o projeto Nº 648/2024, que poderá fazer com que o prato típico de Juranda entre para o calendário oficial do Estado, é de autoria do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD). Os dois projetos já foram discutidos e aprovados pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa e serão votados na sessão plenária da Alep da próxima segunda-feira (22). O objetivo, segundo os parlamentares, é a promoção e divulgação das festas regionais espalhadas por todo o Paraná.
Fefosol
O Fefosol é referência no cenário cultural popular e único do gênero no Estado. Acontece todos os anos e concentra suas atividades no palco principal montado no Centro de Eventos Osvaldo Silva, no centro da cidade. Oferece também atividades paralelas, tais como: A Tarde Escolar, dia em que os grupos se apresentam prioritariamente para estudantes do município e de toda a região; tem ainda o Bailão da Terceira Idade e o almoço de confraternização no Lar dos Velhinhos. Vale lembrar que Quinta do Sol já é, por lei estadual, “Capital Paranaense do Folclore”.
Inicialmente, o festival reunia grupos das escolas da região em um único dia no Ginásio de Esportes Ivan Carlos Lopes. A partir de 2008, passou a receber grupos de outros estados e, em 2010, se transferiu para a quadra esportiva da praça Gentil José Soares e passou a contar com mais dias de apresentações. Em 2014, o Fefosol retornou para o Ginásio de Esportes e, desde 2018, vem sendo realizado no Centro de Eventos Osvaldo Silva.
A tradição do festival de folclore, somada ao trabalho desenvolvido pelo Grupo Pôr do Sol, que participa de eventos por todo o Brasil e em vários países, transformou Quinta do Sol na “Capital Paranaense do Folclore”, por meio da Lei Estadual nº 19.662 de 20 de setembro de 2018. O Fefosol tem como lema: “O encontro da cultura popular”. O evento é uma realização da Associação de Pesquisa e Projeção Folclórica Pôr do Sol com o apoio do município e patrocinadores.
Leitoa Entrincheirada
A Leitoa Entrincheirada é o prato típico de Juranda. Este prato, que se tornou um símbolo da culinária local, é preparado a partir de uma leitoa assada em fogo de chão, com um recheio especial, e é conhecido por sua festa anual, a Festa da Leitoa Entrincheirada.

A história da Leitoa Entrincheirada remonta aos primeiros colonizadores de Juranda, que criavam porcos e plantavam milho, elementos que inspiraram o prato. O preparo envolve um processo minucioso, com a leitoa sendo aberta e recheada com ingredientes específicos, sendo assada lentamente em fogo de chão por cerca de cinco horas.
O evento da Festa da Leitoa Entrincheirada reúne moradores de Juranda e visitantes de outras cidades da região, celebrando a cultura local e apreciando o prato típico. A festa conta com a participação de uma equipe dedicada, que trabalha arduamente no preparo das leitoas, garantindo que o prato seja servido com perfeição. Além da Leitoa Entrincheirada, Juranda também é conhecida como a “Cidade do Milagre”.