Fênix realiza coleta de lixo eletrônico nesta quarta-feira

O município de Fênix, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza nesta quarta-feira (5) a coleta de lixo eletrônico. Podem ser destinados equipamentos como celulares, telefones fixos, computadores, carregadores, televisores, monitores de computador, receptores de tv, notebooks, microondas, fornos elétrico, ventiladores, câmeras fotográficas, impressoras, aparelhos de DVD, entre outros eletrônicos. Não serão recolhidas pilhas, baterias, ou lâmpadas fluorescentes. 

Os equipamentos serão recolhidos pela empresa TM Solution, que tem posto de coleta em Campo Mourão e Curitiba e terão a destinação correta.  A secretária do Turismo e Meio Ambiente de Fênix, Arlei Fátima Rudek, informou que os moradores podem levar os materiais para coleta até a Praça Costa e Silva, em frente ao banco Itaú, das 13 às 17 horas.  

O lixo eletrônico não pode ser descartado junto ao convencional por conter metais pesados que contaminam o solo e poluem o meio ambiente. Em vista disso, terá a destinação correta pela ATM, empresa especializada em reciclagem desses aparelhos e equipamentos, alertou Arlei. Segundo ela, o recolhimento é feito sem custos ao município. 

De acordo com a secretária, se algum morador tiver uma quantidade muito grande de lixo eletrônico deve avisar com antecedência que neste caso o recolhimento pode ser feito na residência ou empresa. Ela informou que a coleta é realizada uma vez por ano na cidade. 

O primeiro ano que fizemos em 2017, foi coletado um caminhão furgão dos grandes cheio de eletroeletrônicos, no segundo ano também teve um grande volume e esperamos o mesmo para esta quarta-feira, falou. A secretária disse que andou pelo comércio da cidade informando os empresários sobre a coleta e também divulgou à população. Tem lixo eletrônico em casa não jogue em qualquer lugar separe e aguarde a coleta, pediu Arlei. 

Números

De acordo com o relatório internacional da Global E-waste Monitor 2017, elaborado pela Universidade das Nações Unidas (UNU) em parceria com União Internacional das Telecomunicações (UIT) e a ISWA – International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos), a geração de lixo eletrônico no mundo atingiu 44,7 milhões de toneladas em 2018, um aumento de 8% em relação ao ano anterior e poderá superar a marca de 50 milhões de toneladas por ano até 2021. Boa parte desse volume não é reciclada e tem destinação inadequada, indo parar em lixões a céu aberto, contaminando o meio ambiente e consequentemente afetando a qualidade de vida da população.