Festa de Santos Reis resgata religiosidade e cultura popular em comunidade rural

Centenas de pessoas participaram nesse domingo (8), da Festa de Santos Reis na comunidade rural Santo Antônio, no município de Roncador. A festa é promovida pela Companhia de Reis “A Caminho de Belém”, que desde o mês de dezembro está no município visitando famílias, num resgate da religiosidade católica e cultura popular. No calendário da igreja católica o dia de Reis é chamado de Epifania do Senhor, que significa “manifestação”.

A festividade foi iniciada com a chegada da companhia formada por músicos e cantores em frente a capela, onde cumpriram a tradição de passar por três arcos com a bandeira, até entrar na igreja entoando as canções típicas de homenagem aos Reis Magos. Na sequência os padres Gaspar e Nilson, que são naturais da comunidade, celebraram a missa.

Após a celebração religiosa foi servido o almoço gratuito a todos os participantes. A alimentação foi custeada por doações de famílias durante as visitas da companhia nos domicílios. O embaixador da Companhia, Mário Repula, agradeceu a participação e as doações. “Essa bandeira de Santos Reis agora pertence a comunidade Santo Antonio”, disse Repula.

Na tradição popular, as chamadas “companhias de reis” saem na noite de Natal e vão de casa em casa cantar versos no ritmo da congada, acompanhados de diversos instrumentos, enquanto palhaços dançam e saudam a bandeira. A peregrinação termina no dia 6 de janeiro. No calendário da igreja católica, a visita dos Magos ao menino Jesus é relatada no Evangelho de Mateus. Guiados por uma estrela, eles teriam encontrado o recém-nascido com os pais em Belém.