Grupo Pátria arremata Lote 5 do pedágio que abrange a região
O Grupo Pátria, por meio da empresa Reune Rodovias Holding II S/A, venceu nesta quinta-feira (30) o leilão do Lote 5 do novo programa de concessões rodoviárias do Paraná. O certame, realizado na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, consolidou mais um avanço no modelo estadual de parcerias entre o Governo do Paraná e o governo federal.
A proposta vencedora apresentou deságio de 23,83% sobre a tarifa básica de pedágio. Por ter ultrapassado o limite de 18%, o grupo fará ainda um aporte adicional de R$ 399,4 milhões em investimentos. O contrato prevê R$ 6,7 bilhões em obras e melhorias e R$ 5,2 bilhões em despesas operacionais ao longo de 30 anos, abrangendo 433 quilômetros de rodovias que ligam Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Guaíra.
Motocicletas serão isentas, usuários com tag eletrônica terão 5% de desconto adicional e haverá reduções progressivas pelo uso frequente (DUF). Ainda não há data definida para o início da cobrança do pedágio nas cinco praças — duas delas novas.
Duplicação entre Campo Mourão e Cascavel
O Lote 5 contempla uma das obras mais aguardadas do Paraná: a duplicação integral da BR-369, entre Campo Mourão e Cascavel, além de trechos urbanos da PR-158. Também estão previstas duplicações na BR-163, entre Marechal Cândido Rondon e Guaíra, totalizando 238,5 quilômetros de pistas duplas.
O projeto inclui ainda: 19,9 km de marginais; 3,7 km do contorno de Guaíra; 51 interseções em desnível, 17 retornos e rotatórias; 5 passarelas de pedestres e 6 obras de arte especiais; e 12 km de ciclovias e um ponto de parada e descanso.
As principais intervenções ocorrerão entre o 3º e o 7º ano da concessão, período em que será executado o ciclo principal de obras. A concessionária também investirá em tecnologia e segurança viária, com sistemas de detecção de incidentes, câmeras CFTV, painéis eletrônicos de mensagem variável e pesagem em movimento.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior celebrou o resultado e classificou o leilão como “uma vitória histórica do Paraná”. “Sofremos por mais de 20 anos com tarifas altas e falta de obras. Decidimos mudar o modelo, priorizando transparência, obras e preço justo. Agora teremos o mesmo valor investido por ano do que em 24 anos de contrato antigo”, destacou.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que o novo modelo é um marco de eficiência e credibilidade. “Garantimos o menor preço, transparência e um pacote robusto de obras. A população é a grande beneficiada”, disse.
Já o ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que o encerramento do pacote de leilões paranaenses marca um novo momento. “Hoje o Paraná vira uma página que era um pesadelo e inicia uma nova fase de diálogo, técnica e transparência”, declarou.
Para o prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, o resultado representa a retomada da esperança por melhorias concretas. “Esperamos essa duplicação há quase três décadas. A expectativa é de que esses investimentos fortaleçam o desenvolvimento de uma região rica em produção e trabalho”, afirmou.
Impactos econômicos
A concessão deve gerar 96,7 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando 16 municípios: Maringá, Floresta, Engenheiro Beltrão, Peabiru, Campo Mourão, Mamborê, Juranda, Ubiratã, Corbélia, Cascavel, Toledo, Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Terra Roxa e Guaíra.
O sistema contará ainda com 10 bases operacionais de atendimento ao usuário, ambulâncias, guinchos, caminhões-pipa e viaturas de inspeção. Com isso, o Paraná consolida o maior programa rodoviário da América Latina, que já tem os Lotes 1 a 4 em operação e contratos em andamento desde 2024.
Referência nacional
Estruturado com apoio da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e do International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, o modelo paranaense se tornou referência nacional por equilibrar segurança jurídica, atratividade para investidores e tarifas mais baixas. Segundo o Governo do Estado, o projeto inaugura um novo ciclo de desenvolvimento logístico e econômico no Paraná.
Praças de pedágio do Lote 5
Cascavel – BR-163 (nova praça)
Terra Roxa – BR-163 (nova praça)
Corbélia – BR-369 (existente)
Mamborê – BR-369 (existente)
Floresta – PR-317 (existente)


