Integrado e município promovem mutirão de castração de animais domésticos

A Prefeitura de Peabiru realiza um mutirão de castração de animais domésticos, cujos tutores estão em situação de vulnerabilidade social. Serão contempladas, famílias cadastradas previamente na Secretaria de Agricultura. O evento será promovido com apoio da Assistência Social do município. Cerca de 20 animais dessas famílias serão levados a Campo Mourão – em transportes fornecidos pela administração pública de Peabiru – no próximo sábado (20). A partir das 9h, a equipe da clínica veterinária do Centro Universitário Integrado inicia os procedimentos de contracepção. Quando os trabalhos terminarem, os animais retornam ao local de origem e serão devolvidos aos tutores.

“Essa atividade é importante para o controle populacional e para diminuir a quantidade de animais de rua ou semi domiciliados. O intuito é atender a população de baixa renda, que não teria acesso às castrações de outra forma, que não a gratuita”, explica a médica veterinária da prefeitura de Peabiru, Glaucia Quiuli.

As castrações previnem doenças, melhoram a qualidade de vida dos animais domésticos e refletem positivamente na saúde pública. “Iniciamos esse projeto em julho de 2023, com os pedidos de autorização aos órgãos competentes. Nossa equipe entra com a mão de obra e realiza essa ação totalmente sem custos. Assim, vamos contribuir para a formação cidadã de nossos estudantes veterinários – que vão acompanhar essas castrações – promover a transformação do meio social para o bem comum e a conscientização sobre a importância da guarda responsável”, explica a coordenadora e professora do curso de medicina veterinária no Centro Universitário Integrado, Camila Mottin.

Com a ação deste sábado, o número de pets atendidos pelo projeto chega a 40, de um total previsto de 120 para o ano de 2024. Outro objetivo da ação é ampliar as parcerias com as prefeituras dos municípios da região da Comcam para realizar novas castrações.

Segundo a professora Camila, a falta do controle de zoonoses amplia os riscos de transmissão de doenças para animais e humanos tais como esporotricose, raiva, leptospirose, leishmaniose, micoses, verminoses, entre outras.

A partir das 9h, a equipe da clínica veterinária do Centro Universitário Integrado inicia os procedimentos de contracepção

Outras ações sociais

Além deste trabalho de contracepção para os animais dos tutores de vulnerabilidade social, a Clínica Veterinária do Integrado participa de outras ações que envolvem castrações com valor social. Só em 2023, foram atendidos 258 animais dessa maneira. As informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3016-8690 e 99926-0893.

Ao mesmo tempo, a equipe da clínica participa do Mutirão de Castração Cães e Gatos da América Latina (Castralat), que é uma atividade internacional realizada em 19 países e já operou mais de 14 mil animais nos últimos dois anos.

“Também fizemos 15 procedimentos cirúrgicos gratuitos para a Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis [Apasfa]. Dessa forma, ajudamos a sociedade como um todo”, complementa a coordenadora e professora do curso de medicina veterinária no Centro Universitário Integrado, Camila Mottin.