Ipardes inicia nesta semana pesquisa sobre perfil socioeconômico em 4 municípios da Comcam
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) inicia nesta semana, na região de Campo Mourão, a Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR). O trabalho tem como objetivo identificar o perfil socioeconômico da população.
Na Comcam, os entrevistadores passarão pelos municípios de Araruna, Campo Mourão, Peabiru e Terra Boa. O levantamento será realizado em 361 municípios do Estado. Até o momento, já foram realizadas 18.195 entrevistas em 19 municípios.
O prefeito de Peabiru, Marcos Lopes, destacou a importância da pesquisa. Segundo ele, os resultados do levantamento serão úteis para que o poder público possa rever as suas políticas públicas a partir das necessidades e potencialidades identificadas na pesquisa. “Será útil também para a iniciativa privada, que poderá investir em novos negócios e empreendimentos seguindo a dinâmica de cada região”, acredita.
Da mesma forma defendem os prefeitos de Terra Boa, Valter Peres; e de Campo Mourão, Douglas Fabrício. Ainda conforme os gestores, a pesquisa proporcionará informações e indicadores socioeconômicos de forma mais clara e precisa dos municípios, contribuindo desta foram para a elaboração de políticas públicas. “Como o próprio Governo do Estado divulga é uma pesquisa inédita que vem para traçar o perfil socioeconômico detalhado da população nos municípios”, ressaltaram.
São coletadas informações como condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares. De acordo com o Ipardes, a participação da população é fundamental para que a pesquisa seja bem-sucedida, contemplando todas as particularidades das diferentes regiões do Estado.
O preenchimento das informações acontece de forma anônima, sem identificação de cada entrevistado. Além disso, todas as informações coletadas são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tratadas de forma sigilosa, exclusivamente para fins estatísticos.
A pesquisa
A PAD-PR é o maior levantamento já conduzido por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população. Até junho, serão ouvidos moradores de 60 mil domicílios em todas as regiões do Paraná. A expectativa é que as informações compiladas com o perfil dos moradores estejam compiladas até o final do ano. Os dados poderão ser acessados em um painel interativo, com relatórios, tabelas e gráficos.
A pesquisa é financiada com recursos do Fundo Paraná, gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que conta com 2% da receita tributária anual do Governo do Estado.