Juranda fará transporte gratuito de eleitores para biometria

A Justiça Eleitoral fechou uma parceria com a prefeitura de Juranda para o transporte gratuito de eleitores, no próximo dia 20 (feriado de Corpus Christi) para o recadastramento biométrico na cidade de Ubiratã, comarca de Juranda. Neste dia o Fórum eleitoral estará atendendo em regime de plantão para o recadastramento.

Serão disponibilizados ônibus para a sede do município e distritos com saída às 8 horas de Juranda (em frente à prefeitura); distrito de Rio Verde (em frente à Praça); e distrito de Primavera, com saída também de frete a Praça.

O recadastramento biométrico na comarca iniciou no dia 20 de maio e prossegue até o dia 30 de agosto. Além do recadastramento biométrico, várias sessões eleitorais sofreram mudanças de local, conforme o chefe do Fórum Eleitoral de Ubiratã, Alessandro Martins Sandrini. Vale lembrar que hoje, devido ao feriado municipal do padroeiro Santo Antonio, o Fórum Eleitoral de Ubiratã não funcionará.

Em Ubiratã aproximadamente 18.652 eleitores farão o recadastramento biométrico enquanto em Juranda são 6.171. Estamos com uma estrutura especial para atender a demanda, explicou Sandrini, que também pediu aos eleitores que façam a atualização com antecedência. Orientamos que façam o agendamento online para um atendimento mais planejado já que vamos receber eleitores de Juranda também, orientou.

Sandrini argumentou que além de ampliar a segurança do pleito, a identificação biométrica possibilita evitar casos de duplicidade ou multiplicidade de inscrições no Cadastro Nacional de Eleitores, mediante a utilização do sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System). Essa ferramenta tecnológica permite fazer o batimento eletrônico das dez impressões digitais de cada eleitor cadastrado com as digitais de todos os eleitores registrados na Justiça Eleitoral, para garantir que o registro de cada eleitor seja único. Por meio do sistema AFIS, é possível comparar até 160 mil impressões digitais por dia, o que pode ser ampliado, se necessário.

Para o recadastramento, a pessoa deve estar munida com título eleitoral, comprovante de endereço, documento oficial de identidade com foto, e para o sexo masculino de 18 a 45 anos, comprovante de Alistamento Militar.