Leonardo Romero vai priorizar geração de emprego e renda em Quinta do Sol

Eleito prefeito de Quinta do Sol por apenas um voto de diferença, o Leonardo Romero (PSD) tem sua prioridade definida para a gestão: a geração de emprego e renda para o crescimento da cidade. Para isso, irá investir na construção de um parque industrial para atrair novas empresas. As que já estão instaladas no município, também terão incentivos.

“Quinta do Sol hoje está em um ótimo patamar na região. Saúde vai bem, frota está renovada, temos obras de pavimentação [com pedras irregulares] em quase todo o município, entre outras. Não temos muito o que fazer. Temos que manter o que já vem sendo feito. Hoje precisamos pensar principalmente na geração de emprego e renda, que é um problema genérico em todos os municípios. É uma bandeira que temos que correr atrás”, falou.

Leonardo venceu a eleição em Quinta do Sol com 1.703 votos (50,01%) contra 1.702 de seu adversário Jilvan Ribeiro (Cidadania), que representou 49,99% dos votos válidos. O vice-prefeito de Romero é o farmacêutico Lucas Florêncio (PP). Eles receberam apoio do atual prefeito, João Cláudio Romero (PP).  

O novo prefeito já iniciou o processo de transição na prefeitura e está definindo uma equipe de secretário. Ele afirmou que os cargos serão escolhidos por critérios técnicos e que o secretariado será cobrado por produção de trabalho. Leia abaixo a entrevista completa.

Passada a euforia das eleições qual o sentimento neste momento?
A campanha é um momento de muita tensão, dedicação, e trabalho. E a gente corre atrás de um ideal que é a vitória. Passado este momento o sentimento é de agradecimento e alívio. Já vamos começar agora a formar nossa equipe de trabalho para o ano que vem.

A eleição em Quinta do Sol foi a mais acirrada da Comcam. O senhor venceu o seu adversário por apenas um voto de diferença enquanto as pesquisas apontavam para uma vitória mais folgada. Como avalia o resultado?
Fizemos uma campanha diferenciada. Honesta, sem difamação ou atacar ninguém.  Uma campanha limpa e dedicada pensando em dar sequência no trabalho que o João tem feito pela cidade. Hoje Quinta do Sol é um município em ascensão. A gente tentou mostrar propostas focadas na continuidade de um trabalho já feito. Com certeza esperávamos um resultado melhor, até mesmo pelas pesquisas que fizemos, que foram sérias. Estamos até revendo e pensando o que aconteceu. Mas tudo bem de vencermos por um voto apenas, que neste caso fez toda diferença.

Como ganhar a confiança agora de quem não acreditou em suas propostas?
Temos que administrar para todos. Tenho certeza que vamos conseguir fazer um ótimo trabalho e conseguir a confiança daquelas pessoas que não compararam a nossa ideia. Temos apoio do governo estadual, governo federal e vários deputados de peso, que nos apoiarão a fazer uma ótima administração.

A vitória por apenas um voto de diferença torna o mandato ainda mais desafiador? Por quê?
Sim, muito desafiador porque temos um compromisso de mostrar mais trabalho ainda para conseguir a confiança de todos. Mas vamos trabalhar para Quinta do Sol como um todo, sem distinção e perseguição a ninguém.

Quais os principais projetos para o mandato?
Quinta do Sol hoje está em um ótimo patamar na região. Saúde vai bem, frota está renovada, temos obras de pavimentação [com pedras irregulares] em quase todo o município, entre outras. Não temos muito o que fazer. Temos que manter o que já vem sendo feito. Hoje precisamos pensar principalmente na geração de emprego e renda, que é um problema genérico em todos os municípios. Esta é uma área que vamos focar muito firme para trazer resultados positivos. É uma bandeira que temos que correr atrás. Para isso vamos lutar para construir o nosso parque industrial e correr atrás de parceiros para instalação de novas empresas. Vamos também dar oportunidade para quem já está gerando renda no município hoje.

Como será feita a escolha de sua equipe de trabalho?
Já estamos correndo atrás de formar nossa equipe. Será técnica. Não temos promessas de nenhum cargo. Vamos colocar cada um no seu setor e cobrar muito nosso secretariado. Para isso vamos priorizar pessoas capacitadas para que possamos cobrar resultados.

Seu governo será participativo?
Com certeza sim. Considerando tanto o quadro de funcionários quanto a população. Vamos trabalhar em conjunto para atender diretamente o nosso povo naquilo que ele precisa. Uma gestão participativa, aliás, foi um dos lemas da nossa campanha. E nas nossas caminhadas durante a campanha já pudemos ouvir a população aquilo que ela mais está precisando.

Haverá transição de governo? 
Sim. Já está sendo feita nossa transição. Protocolamos pedido e foi aceito pelo João Cláudio [atual prefeito]. Vai ser uma transição tranqüila e favorável ao município e à população que só tem a ganhar com este processo pacífico e transparente.

Como espera receber o município?
O município hoje como já disse anteriormente está nos trilhos. Temos uma saúde excelência, obras de infraestrutura, frota renovada, e as contas públicas em dia. Acho que não vamos ter problema com isso. É dar sequência no trabalho porque Quinta do Sol tem que continuar seguindo no rumo certo.

O que espera do seu vice-prefeito Lucas Almeida?
O vice sempre tem que somar. O Lucas vai me ajudar muito. Tem uma experiência de vários anos na secretaria de Saúde. Um dos pilares que queremos é saúde de excelência no município e ele vai poder me ajudar muito nisso. Espero muito a participação dele.

Qual sua avaliação da composição da Câmara de Vereadores?
A Câmara de Vereadores teve uma renovação muito grande. A gente espera trabalhar juntos por Quinta do Sol.  Tenho certeza que vamos fazer um bom trabalho sempre pensando no cidadão e no município. Por isso acredito Executivo e Legislativo vão caminhar juntos.

Seu grupo político tem maioria ou minoria?
Nosso grupo elegeu oito dos nove vereadores. Temos a maioria.

Haverá interferência do prefeito na eleição para presidente?
Não. A Câmara é soberana para escolher o seu presidente. Tenho certeza que os vereadores entrarão em um consenso para a melhor escolha.

Como espera que seja o relacionamento entre Executivo e Legislativo?
Da melhor forma possível. Esperamos um relacionamento harmonioso sempre pensando no nosso bem maior que é a população.

Como foi sua campanha eleitoral?
Foi uma campanha limpa e saudável. Uma campanha de propostas, mostrando o trabalho que vem sendo feito em Quinta do Sol e nossa proposta de continuar o crescimento apesar do momento que estamos vivendo [crise econômica e pandemia de coronavírus].

Início do ano tem eleição para presidência da Comcam. Há interesse?
Não tenho interesse. Preciso ter mais experiência e aprender muitas coisas ainda para fazer um bom trabalho.

Qual a mensagem à população de Quinta do Sol?
A mensagem é que vamos trabalhar para fazer uma administração séria e competente, governando para todos, sem perseguição. Quinta do Sol tem que crescer e se desenvolver. Para isso precisa continuar no rumo certo.