Mamborê completa 64 anos de emancipação nesta terça
O município de Mamborê completa 64 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira (10). Portanto, hoje é feriado no município. Para celebrar a data, este ano a prefeitura realizou 38ª Expomam 2024, aberta ainda na sexta-feira (6), encerrada nessa segunda (9) com show de Matogrosso e Mathias. Todos os dias de festa foram de ‘casa’ lotada, com um grande público presente.
De acordo com o Censo 2022, do IBGE, Mamborê tem atualmente cerca de 13.452 habitantes. O município se destaca no cenário regional e estadual com sua força no agro. Além disso, tem produção diversificada, sendo forte também no segmento da avicultura, suinocultura e pecuária leiteira.
O prefeito da cidade, Ricardo Radomski, disse que o município tem muito o que comemorar. Segundo ele, são muitos os avanços nestes últimos anos. A cidade tem um dos maiores potenciais agrícolas da Comcam, com PIB quase bilionário. Radomski destacou também obras importantes já realizadas e em andamento na cidade.
“Hoje temos uma infraestrutura muito boa, tanto em estradas rurais, como pavimentação asfáltica e obras públicas dentro da cidade. Nosso atendimento em saúde também é de referência. Além disso, teremos o maior hospital dos olhos da região de Campo Mourão”, ressaltou.
De acordo com registros históricos, os primeiros habitantes começaram a chegar na região de Mamborê ainda nos anos 20, atraídos pelas estradas abertas por paraguaios em função da presença de erva-mate que era caracterizada na região. O processo de demarcação de vias e lotes foi executado pelo agrimensor Polon Radeck, contratado pelo Governo do Estado.
A cidade foi desmembrada de Campo Mourão. A agropecuária e as terras férteis em grande extensão, com um relevo privilegiado, fizeram de Mamborê um forte município a nível estadual. A denominação do município foi originada da língua Guarani, “Haamam-Amburê”, que significa lugar distante e reunião de pessoas, simplificado para “Mamburê” e definitivamente Mamborê, em ocasião da publicação da criação do município no Diário Oficial.
O primeiro prefeito foi Nelson Chiminácio, homenageado com a denominação do paço municipal. A padroeira é Imaculada Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro. Este é o quarto mandato de Ricardo Radomski como prefeito do município. “Muito orgulho de ser prefeito de Mamborê deixando minha contribuição para esta cidade maravilhosa”, disse o gestor.