Mamborê define programação da Festa da Leitoa Mateira

O município de Mamborê definiu a programação do seu prato típico, a “Leitoa Mateira”. A festa, que faz parte da 38ª Expomam, será no dia 1º de setembro no Centro de Eventos do Parque de Exposições Governador José Richa.

O evento é em alusão aos 64 anos de emancipação político-administrativa da cidade, cujo aniversário é 10 de setembro. Nos próximos dias a prefeitura deverá divulgar uma programação completa com a grade de shows das festividades. Um grande público é esperado pela organização.

A exemplo de anos anteriores, em 2024 a festa do prato típico será de responsabilidade das entidades; Aamec, APAE, Aramam, Casa de Fraldas, Pastoral da Criança e Rede Feminina de Combate ao Câncer. O evento tem o apoio da prefeitura.

Os convites serão, que serão colocados à venda nos próximos dias custarão R$ 75,00 (adultos), com direito ao kit, prato e talher e R$ 40,00 (crianças de 6 a 10 anos), também com direito ao kit. De acordo com a organização, crianças de até 5 anos não pagam. Esse público não recebe o kit.

A quantidade de convites será limitada. O almoço, que contará com show, será servido das 11h30 às 14 horas. A do evento será destinada às entidades participantes. Nos próximos dias, serão divulgados os pontos de venda dos ingressos para o almoço.

Desde 2002 Mamborê tem a “Leitoa mateira” como seu prato típico após um trabalho do Fórum de desenvolvimento municipal. A simpática leitoa com sua cuia de chimarrão fez enorme sucesso e, não à toa, se tornou uma das maiores festas da região.

Historicamente, o prato tem origem histórica na exploração da erva-mate que foi o motivo maior da origem do povoado Mamburê (Natividad) e a criação de suínos que é um dos destaques da agricultura local até os dias atuais. O prato típico de Mamborê destaca as duas principais atividades econômicas do início do município, a erva mate, o antigo sistema de criação de porcos (suinocultura).


O que você acha do formato atual, descentralizado, do Carneiro no Buraco?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Idealizador do prato

O idealizador do prato é o comerciante Jurandir Sachuk, popularmente conhecido como “Jura”. A primeira leitoa foi desossada no início da década de 90 inicialmente em eventos com familiares e amigos do comerciante. Atualmente o prato é servido na tradicional “Festa da Leitoa Mateira” e em eventos sociais diversos dentro e fora do estado do Paraná levando o nome de Mamborê nas mais distantes localidades.

O prato típico é uma dos mais apreciados da Comcam. Cada leitoa preparada pesa em média 20 a 25 quilos e é desossada 12 horas antes de receber o recheio. De tempero recebe: vinagre de limão, tempero do tio jura. Já no recheio vai 300g de bacon, 300g de presunto, 300g e calabresa, 1 vidro de palmito, 1 vidro de azeitona, 1 lata de ervilha, 1 lata de milho verde, 100g de cebola, 100g de pimentão, 300g de tomate, 2 quilos de carne moída, 500g de cenoura, 1 pacote de uva passas, 1 pacote de queijo ralado, 1 pacote de farinha de milho e tempero a gosto.