Mamborê é destaque na região em programa nacional de alfabetização

Mamborê foi destaque na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), alcançando, recentemente, a melhor nota entre os 25 municípios da região no programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação e Cultura (MEC), 94% dos alunos da rede pública de ensino municipal de Mamborê estavam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental em 2023.

A Secretaria de Educação do município fez adesão ao programa por meio de um planejamento pedagógico consistente. Para isso, todos os envolvidos no processo, entre eles, diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais e responsáveis e a comunidade escolar como um todo, se comprometeram para que o município alcançasse essa posição.

O estado do Paraná também ocupou uma colocação importante no programa, ficando em segundo lugar, com 75%, atrás apenas do estado do Ceará, que atingiu 85%. As metas dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada devem orientar as ações para que todas as crianças atinjam o nível 5 de alfabetização, ou seja, todas as crianças estejam alfabetizadas até 2030.

A Pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) em 2023, definiu que a nota atingida pelo aluno para ser considerado alfabetizado é de 743 pontos, nível 5 (acima de 80%), na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O programa

O governo federal lançou o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em 2023, com o objetivo de garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país.

Em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, o foco é assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2° ano do ensino fundamental.

Também visa recompor as aprendizagens, com foco na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia de Covid-19. Isso possibilitou que fosse definido o Indicador Criança Alfabetizada e fossem estabelecidas metas anuais para atingir a alfabetização de todas as crianças até 2030.

Comcam

Confira os municípios da Comcam que já atingiram a meta para 2030 do programa (acima de 80% dos alunos alfabetizados):

* Mamborê: 94,0
* Boa Esperança: 93,8
* Barbosa Ferraz: 91,0
* Iretama: 87,6
* Corumbataí do Sul: 87,3
* Engenheiro Beltrão: 87,3
* Terra Boa: 86,0
* Ubiratã: 85,6
* Luiziana: 85,3
* Roncador: 83,7
* Janiópolis: 82,6
* Campina da Lagoa: 80,2