Mamborê terá show com Munhoz e Mariano em comemoração aos 62 anos. Confira a programação

A administração municipal de Mamborê está definindo os últimos detalhes para a programação de aniversário da cidade. Porém, conforme divulgado pela prefeitura, já está certo show com a dupla de renome nacional Munhoz e Mariano e Banda Metrópole.

Será na noite do dia 9 de setembro, a partir das 21 horas, no Parque de Exposições Governador José Richa. No dia 10 (sábado) a cidade comemora seus 62 anos de emancipação político-administrativa. “Uma data especial que não poderíamos deixar passar em branco. A pandemia da Covid-19 está controlada o que nos permitiu realizar os festejos”, destacou o prefeito Ricardo Radomski (PSD), ao lembrar que a entrada ao show será franca. “De antemão aproveitamos para já convidar toda a Comcam a celebrar o aniversário de Mamborê conosco”, acrescentou.

Além destes artistas, está sendo definido ainda pelo município a possibilidade de um show no dia 6 de setembro com a Banda Cowboys da América e recepção dos cavaleiros para a Cavalgada da Independência, que será no dia 7, feriado do Dia da Independência do Brasil. A última cavalgada foi realizada em 2019. Em 2020 e 2021 o evento foi inviabilizado pela pandemia da Covid-19. A expectativa dos organizadores é que o evento reúna mais de 600 cavaleiros e amazonas de vários municípios da Comcam.

Também no dia 6, após a recepção das comitivas, a partir das 20h30, será feita a escolha da rainha da cavalgada. No dia 7, café da manhã a partir das 8 horas aos participantes no pavilhão coberto do parque de exposições. A cavalgada terá início às 9 horas, com saída em frente ao CTG, passando por dentro da cidade. O trajeto será de aproximadamente 16 quilômetros. O retorno está previsto para às 12 horas no mesmo local, onde será servido almoço com queima de alho. Os convites custam R$ 20,00. O evento terá a locução de Adriano Silva e Prado Junior.

Senhora cidade

Mamborê é uma senhora cidade. Se destaca no cenário regional e estadual com sua força no agro. Além disso, tem uma produção diversificada. É forte no segmento da avicultura, suinocultura e pecuária leiteira. Os avanços foram significativos também na área pública no passar dos anos.

Os primeiros habitantes começaram a chegar na região de Mamborê ainda nos anos 20, atraídos pelas estradas abertas por paraguaios em função da presença de erva-mate que era caracterizada na região. O processo de demarcação de vias e lotes foi executado pelo agrimensor Polon Radeck, contratado pelo Governo do Estado.

A cidade foi desmembrada de Campo Mourão. A agropecuária e as terras férteis em grande extensão, com um relevo privilegiado, fizeram de Mamborê um forte município a nível regional. A denominação do município foi originada da língua Guarani, “Haamam-Amburê”, que significa lugar distante e reunião de pessoas, simplificado para “Mamburê” e definitivamente Mamborê, em ocasião da publicação da criação do município no Diário Oficial.

O primeiro prefeito foi Nelson Chiminácio, homenageado com a denominação do paço municipal. O aniversário do município é comemorado no dia 10 de setembro. A padroeira é Imaculada Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro.

Programação 

DIA 27 DE AGOSTO – Comunidade Guarani
20h – Final do 44º Festival da Viola
22h – Show com a Banda Garrafão

DIA 06 DE SETEMBRO – Parque de Exposições
20h – Escolha da Rainha da Cavalgada da Independência
21h – Show com Banda Cowboys da América

DIA 07 DE SETEMBRO
09h – Cavalgada da Independência – Saída em Frente ao CTG
12h – Almoço Queima do Alho (Arroz, Feijão Tropeiro, Leitoa no Tacho, Frango na Panela, Carnes Assadas, Variedade em Saladas) VALOR: R$ 20,00 – Pavilhão Coberto do Parque de Exposições
13h – Show com Nathy Viola – A Violeira do Brasil + Apresentações com valores da terra (Cantores locais)

DIA 09 DE SETEMBRO
21h – Show com Munhoz e Mariano
23h – Show com a Banda Metrópole